Projeto Ficha Limpa espera recolher 300 mil assinaturas em 30 dias

Após alcançar a marca de um milhão de assinaturas, a Campanha Ficha Limpa volta-se para às últimas 300 mil assinaturas, a fim de que o projeto possa ser enviado ao Congresso Nacional como um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PL). Uma ampla coleta de assinaturas será realizada entre os dias 7 de agosto e 7 de setembro, em todo o Brasil, denominado de “300 em 30” o que significa 300 mil assinaturas em 30 dias.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promoverá uma agenda de mobilizações e atos culturais ao longo deste mês com a expectativa de finalizar a coleta e encaminhar o PL à Câmara dos Deputados em setembro.

Atualmente, o MCCE contabiliza cerca de 1 milhão de assinaturas, coletadas em todas as regiões do país. Em pelo menos cinco estados e no Distrito Federal. Mais de 1% do eleitorado já aderiu à campanha. Em todo o país, as 42 entidades que compõem o Comitê Nacional do Movimento, os mais de 280 Comitês 9840, além de apoiadores e voluntários, lutam para atingir a meta de arrecadação.

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, na Assembléia Geral da CNBB, e desde então conta com um apoio crescente de diversos segmentos da sociedade que aderiram à campanha ao longo desse ano. Nesse período, o MCCE já recebeu o apoio, na coleta de assinaturas e na discussão do tema, de Igrejas, empresas privadas, universidades, lojas e promotorias eleitorais de todo o país, entre muitos outros segmentos. O envolvimento da sociedade na Campanha Ficha Limpa se deve ao interesse em melhorar o cenário político e eleitoral do país.

Na PUC Minas, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos – NesP – já recolheu mais de 1.500 assinaturas. A comunidade acadêmica poderá enviar para o Núcleo as assinaturas recolhidas por professores, funcionários e alunos até o final do mês de agosto (PUC Minas no Coração Eucarístico, Prédio 04, sala 114).

Na Arquidiocese de Belo Horizonte o número de assinaturas para a campanha ultrapassa 70 mil.