Quem são os movimentos e personalidades que organizam ato antidemocracia endossado por Bolsonaro

Em 27/02/2020, por UOL/editado; BR Político e Brasil247

O portal UOL, do grupo Folha de São Paulo, apresenta nesta quinta (27/02) um breve perfil dos movimentos de ultradireita que apoiam o ato contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal e que foram endossados pelo presidente Jair Bolsonaro, conforme divulga a imprensa nacional desde a última terça-feira (25).

Manifestantes na Avenida Atlântica, no Rio. Foto: reprodução

Veja parte da reportagem assinada por Adriana Arcanjo:

A manifestação que mira o Congresso convocada para 15 de março e endossada pelo presidente Jair Bolsonaro por meio de mensagens no WhatsApp foi convocada pelos movimentos de rua nascidos nos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) e que aderiram ao bolsonarismo.

A maioria dos movimentos gira em torno das mesmas pautas, como defesa do governo Bolsonaro, do ministro Sergio Moro, do pacote anticrime, da prisão em segunda instância e da Escola Sem Partido.

Nas Ruas
Define-se como um “movimento de combate à corrupção e à impunidade”. Surgiu em julho de 2011. Tem pouco mais de um milhão de seguidores no Facebook.

Movimento Avança Brasil
Define-se como “livres e de bons costumes” e defende um estado liberal. Afirma que o “STF está totalmente controlado pelo Foro de São Paulo”. Foi fundado em 2015 e tem 1,7 milhões de seguidores no Facebook.

Movimento Brasil Conservador
Em sua página do Facebook, elenca algumas de suas prioridades. Dentre elas estão “a continuidade da essência cristã que construiu esse país” e “o combate à grande mídia”. Tem 36,6 mil seguidores no Facebook.

Movimento São Paulo Conservador
Tem como lema “Fé, liberdade e ação” e divulga seminário com os temas “Era Karl Marx um Satanista?”. Tem 100,6 mil seguidores no Facebook.

Movimento Conservador
Antigo Direita Brasil, fundado em 2016, o movimento defende a revogação do Estatuto do Desarmamento e o projeto de lei Escola sem Partido. Também se posiciona contra a legalização do aborto. Tem 251,8 mil seguidores no Facebook,

A reportagem completa pode ser acessada no link: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/02/entenda-quem-sao-os-movimentos-que-organizam-ato-endossado-por-bolsonaro.shtml

Empresário bolsonarista quer impulsionar vídeos com ataques a Rodrigo Maia

O movimento Brasil 200, que reúne bolsonaristas desde a campanha eleitoral de 2018, está divulgando mensagens pelas redes sociais atacando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

O empresário Edgard Corona, dono da rede de academias Bio Ritmo, assumiu que está enviando vídeos com esse teor e propõe que estas mensagens têm de ser impulsionadas. Diz ainda que é necessário dinheiro para investir nesse tipo de marketing. .

A jornalista Mônica Bergamo informa em sua coluna que Corona admite que compartilhou vídeos com ataques a Maia.

No WhatsApp, empresário diz que financiará ato contra Congresso no dia 15

Otavio Fakhoury e Jair Bolsonaro
Otavio Fakhoury e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

O empresário Otavio Fakhoury, financiador do site Crítica Nacional, anunciou que apoiará os atos convocados por Jair Bolsonaro contra o Congresso Nacional no dia 15 de março, diz a jornalista Vera Magalhães no BR Político.

Fakhoury disse que pretende “ajudar a pagar o máximo de caminhões que puder”. “Convocarei todos que eu conhecer. Não vou deixar esses canalhas derrubarem esse governo”, emendou.

As declarações foram feitas em um grupo no WhatsApp criado em setembro de 2018 e nomeado de “Mkt Bolsonaro”. O grupo está sendo utilizado para discutir os protestos convocados por Bolsonaro. Dentre os integrantes da conversa estão: empresários, investidores do mercado financeiro, blogueiros de sites bolsonaristas, comentaristas políticos e até um integrante do governo, o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

Fonte: Brasil 247