Atividades sobre “Economia de Francisco e Clara” estão na agenda de formação política do Nesp em 2024

  • Ações de formação estão em conformidade com os compromissos assumidos pela PUC Minas com os ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos, do Anima PUC Minas, realizou no primeiro semestre de 2024 uma série de atividades que contribuem para o incentivo ao debate sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) incentivado pelas reflexões promovidas pela Economia de Francisco e Clara difundida pelo Papa Francisco a partir de 2019.

Foto 1: Apresentação do tema para Cônegas de Santo Agostinho, 11 de jan/24

Em janeiro (11/01/2024) foi apresentado o tema ‘Economia de Francisco e Clara’ para a Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho, em especial as professoras do Colégio Madre Alix, contando com 36 irmãs, vindas das 6 regiões do Brasil engajadas nas lutas populares como acesso a educação pública de qualidade, erradicação da pobreza, combate a fome e por igualdade de gênero, objetivos 1, 2, 4 e 5 dos ODS.

No dia 22 de janeiro de 2024 foi o momento de apresentar para professoras/es e coordenadoras/es pedagógicos dos colégios Madre Cabrini e Boni Consili da cidade de São Paulo sobre ‘O papel do educador na Escola Católica”. A conversa foi sobre os princípios e valores desenvolvidos pela Economia de Francisco e Clara e o Pacto Educativo Global. O debate teve como horizonte o desenvolvimento de consciência crítica sobre temas como ‘trabalho decente e crescimento econômico’, ‘’consumo e produção responsáveis’, ‘cidades e comunidades sustentáveis’ e ‘ação contra a mudança global do clima’, objetivos 8, 11, 12 e 13 dos ODS.

Foto 2 – Formação para Colégio Madre Alix e Boni Consili, 22/jan/24

           

Foto 3 – ‘Roda Viva’ na Diocese de Jundiaí, 27 de fevereiro/24

A Diocese de Jundiaí, na região metropolitana de São Paulo, promoveu em 27 de fevereiro um diálogo para Seminaristas e Padres da Diocese. O encontro teve como tema ‘Roda Viva’, ocasião na qual eles apresentavam perguntas sobre o pontificado de Francisco, questões sociais, ambientais, econômicas e culturais da contemporaneidade e puderam dialogar sobretudo, sobre desafios para a redução das desigualdades, paz justiça e instituições eficazes e sobretudo parcerias e meios de implementação. Sucessivamente os ODS 10, 16 e 17.

Foto 4 – Palestra na PUC Minas Poços de Caldas março/24

A PUC Minas em sua unidade de Poços de Caldas realizou por meio da Pastoral Universitária o evento ‘Caminhos para uma outra economia possível: A Economia de Francisco e Clara’, no dia 19 de março. A atividade com estudantes e professores desenvolveu as temáticas de cidades e comunidades sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, redução das desigualdades, vida na água e vida terrestre, concernentes aos ODS 11, 10, 13, 14 e 15.

Em março, tendo recebido um convite para participarmos da criação da plataforma ‘Economías’ do Centro de Programas y Redes de Acción Pastoral no CELAM, representamos o Nesp/Anima PUC Minas estiveram em Bogotá, na Colômbia. O trabalho foi identificar as pesquisas de novas economias baseadas na Economia de Francisco e Clara pela América Latina e Caribe, cujo os debates desenvolveram noções sobre as causas da dependência financeira na América Latina, os ciclos extrativistas e exploração do trabalho, pertinentes aos ODS 2, 8, 9 e 15.

Foto 5– Encontro da Plataforma ‘Economias’ no CELAM em Bogotá/COL, março de 2024

A Escola de Humanidades da PUC Goiás realizou em 8 de abril de 2024 a Mesa Redonda: Educação e Inclusão – Desafios e Caminhos para uma Sociedade Livre de Violência (https://www.youtube.com/live/ZfpmIP4_SOA?si=hJ2YmZVVmyeNNrV9) reunindo os professores Eduardo Brasileiro (NESP/ PUC Minas) e Patrícia Espínola (Observatório das Juventudes PUC RS) para dialogar com o contexto em que a educação desempenha um papel, sendo tanto um reflexo quanto um agente transformador das realidades sociais. A atividade foi uma oportunidade de desenvolver reflexão crítica sobre erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, alusivos aos ODS 1, 4, 5, 8, 10 e 11.

Em abril realizamos um diálogo com comunidades atingidas por projetos de exploração mineral da América Latina, realizado de modo híbrido pela Universidade Católica de Lima no Perú. Eduardo Brasileiro (Nesp/PUC Minas) e Moema Miranda (ITF e Red Iglesias y Minería) apresentaram a importância de construções alternativas ao modelo econômico. A atividade teve como perspectiva construir reflexões de desenvolvimento de alternativas econômicas pelas comunidades, abrangendo uma visão crítica ao desenvolvimento econômico tradicional e apontando sinais de transição ecológica justa e popular, em observância aos ODS 1, 2, 5, 6, 10, 11, 13 e 17.

Foto 6 – Diálogos com as Comunidades Atingidas pela Mineração – Lima/PERU – Abril de 2024

Foto 7– Semana de Cidadania na UNISANTOS em maio de 2024

O Nesp foi convidado a participar também da 8º Semana da Cidadania, promovida pela Diocese de Santos, na Unisantos. Com o tema ‘Fratelli Tutti: Um coração aberto para o mundo’ (https://www.youtube.com/live/KhFJVG2zHx4?si=URChlGcVGEjlD3QY) foi refletido sobre a encíclica do Papa Francisco à luz da Economia de Francisco e Clara e seus ensinamentos educativos, políticos e populares que apresentam horizontes de organização político para a superação das desigualdades, da pobreza e de ações conjuntas para a transformação da realidade por meio da transição ecológica e da participação social.

Em maio participamos da Mostra de Extensão 2024 da Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) com o tema Curricularização & Gestão Humanizada os desafios a partir da Cultura do Encontro (https://www.youtube.com/live/dghgyGv01k4?si=mCEIenVyl2mlsPZb). Diálogo que verteu os desafios sobre a consciência política, a erradicação da miséria, a educação de qualidade, ODS 1, 4, 5 e 10.

            A Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas, no campus Betim, também promoveu um diálogo com o Fórum de Economia Solidária de Betim. O Nesp foi convidado a participar de um ciclo de formação chamado ‘Ser, fazer e Empreender’ com o tema ‘Caminhos para uma outra economia possível: Economia Solidária e alternativas ao desenvolvimento’. Neste espaço tivemos a oportunidade de desenvolver os conceitos de economia política, economias populares e territoriais a partir de desenvolvimento econômico, cultura e participação política e sustentabilidade, em diálogo com os ODS 8, 9, 10, 11 e 12.

Foto 8 – Apresentação para os pesquisadores do Observatório Eclesial do Brasil, junho de 2024

Também ocorreu a nossa participação no Observatório Eclesial Brasil sobre a pesquisa ‘Economias de Solidariedade: A construção de Outra Economia’ que trata de pesquisas sobre as práticas da Economia de Francisco e Clara no Brasil e na América Latina. Neste espaço a interlocução foi com pesquisadores de diversas universidades e instituições do Brasil, professores das áreas da teologia, ciência da religião e ciência social, a fim de debater formas de organização popular de alternativas econômicas, em consonância com os ODS 1, 2, 4, 5, 8.

Finalmente, a Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá, a UNIFACC, a Paulus Cuiabá, a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e o Nesp/Anima PUC Minas realizaram em 23 de junho, o “Café e Feira de Economia Solidária: Realmar a Economia – A Economia de Francisco e Clara”. Espaço de formação para leigos e padres da Arquidiocese de Cuiabá, no Mato Grosso, sobre como essa discussão pode promover experiências colaborativas de novas economias de solidariedade, em diálogo com os ODS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Figura 09 – Seminário para a Arquidiocese de Cuiabá/MT Junho de 2024