Nesp reforça formação política continuada, ações de articulação e incidência em políticas públicas

No primeiro semestre de 2024, as ações de formação política continuada, o reforço na articulação interinstitucional, as atividades em preparação para as eleições e a incidência em políticas públicas foram algumas das ações desenvolvidas pelo Nesp.

Neste primeiro semestre de 2024, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) envidou uma série de ações que visam manter ativos seus principais focos de atuação: formação política, articulação interinstitucional e incidência em políticas públicas, principalmente em temas relacionados aos direitos humanos, cidadania, ecologia integral e às metras dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elaboradas pela ONU.

A seguir elencamos algumas dessas atividades:

Eixo 01 – Formação política continuada:

Em parceria com uma rede de entidades da sociedade civil e da Igreja, o Nesp faz parte da coordenação do PROJETO ENCANTAR A POLÍTICA. Esse projeto desenvolve atividades das mais variadas, conforme pode-se observar no hotsite do projeto: www.encantarapolitica.org.br .

Reuniões periódicas da coordenação do projeto (imagem) planejam, revisam, monitoram e propõem ações que são executadas por uma ampla rede de entidades de várias parte do país, que envolve escolas de fé e política, pastorais sociais e movimentos populares.

Um grande “Mutirão pela Democracia”, com a participação do Nesp, envolve a formação de cerca de 1.000 líderes sociais e eclesiais de todo o Brasil. Essa atividade do Projeto é coordenada pela Comissão Brasileira Justiça e Paz, Conselho Nacional do Laicato e Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – que fazem parte, junto com o Nesp, da coordenação nacional do Projeto.

Curso de Planejamento de Campanha Eleitoral: entre as várias ações do projeto Encantar a Política, o Nesp em parceria com a PUC Minas Virtual e com a aporte financeiro da ADVENIAT (entidade alemã de ajuda à Igreja) está promovendo um curso voltado a lideranças que irão concorrer no pleito deste ano. São 150 alunos(as) de todas as regiões do Brasil que foram selecionados para o Curso.

Live “Combate à corrupção Eleitoral”: essa atividade, direcionada ao público em geral e especialmente aos alunos do Curso de Planejamento de Campanha Eleitoral, faz parte de uma agenda de encontros formativos voltados às eleições deste ano.

As entidades parceiras do projeto têm desenvolvido uma série de estratégias com vistas ao enfrentamento da criminalização da política, considerando especialmente as eleições deste ano.

Conferência sobre religião e política na América Latina: a convite da Universidade Católica do Uruguay, o coordenador do Nesp participou de um encontro com alunos de pós-graduação discutindo a relação entre religião e política na América Latina.

A conversa teve como foco a discussão do crescente uso (e abuso) da religião na agenda político-eleitoral. Exemplos de episódios ocorridos no Brasil contemporâneo foram objeto de análise. O encontro ocorreu no dia 11 de junho.

Grupo de Análise de Conjuntura social, política, econômica e cultural da CNBB

O professor Robson Sávio, coordenador do Nesp, representa a PUC Minas no Grupo de Análise de Conjuntura Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Responsável por oferecer, sistemática e periodicamente, uma análise de conjuntura para o episcopado brasileiro, o grupo já ofertou 28 documentos desde sua constituição, em 2019. “A  média é que, a cada dois meses, nós tenhamos um documento elaborado, com assuntos variados, desde a área da economia até a área da violência”, explica dom Francisco Lima, coordenador do grupo que é composto por representantes da docência universitária, de entidades da sociedade e de organismos ligados à Conferência.

O material produzido pelo Grupo de Análise de Conjuntura é fruto de sua reflexão e é oferecido aos bispos, através da presidência da CNBB. Sendo assim, o conteúdo das análises não representa necessariamente o pensamento dos bispos, mas tem por objetivo analisar a conjuntura de forma que a ação evangelizadora aconteça de maneira encarnada, levando em conta as grandes questões da atualidade.

Eixo 02 – Campanha “Eleições 2024: cuidar da cidade”:

Em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Veaspam) da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Nesp tem contribuído para as ações de mobilização e formação política visando as eleições para prefeito e vereadores que ocorrem neste ano.

Revista Casa Comum (edição especial): além de participar do comitê editorial do número especial da revista Casa Comum sobre as eleições deste ano, o Núcleo articulou a distribuição de 10 mil exemplares da revista (imagem) em todas as paróquias da Arquidiocese de BH. As revistas fazem parte da estratégia de formação política no ano eleitoral.

Também estão sendo produzidos vídeos para o período entre agosto e setembro deste ano. A parceria para a edição do material audiovisual é feita com a Emotion/PUC Minas.

A série com oito vídeos será utilizada para a mobilização social no período da propaganda eleitoral gratuita e servirá, também, ao Projeto Encantar a Política.

Debate com candidatos/as: também em parceria com o Veaspam, o Nesp prepara um debate com candidatos a prefeito da Capital Mineira. E se dispõe a ajudar na organização de debates em outras cidades que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Outra iniciativa que tem a participação do Nesp é a apresentação de uma minuta de Carta Pastoral sobre as eleições deste ano que será submetida à Arquidiocese de Belo Horizonte, como mecanismo de mobilização e engajamento dos cristãos nas eleições 2024.

O Nesp apoiou a iniciativa do Coletivo de Fé e Política e do Veaspam na realização do Curso de Fé e Política 2024.

Com mais de 120 participantes, o curso teve oito módulos presenciais e reuniu lideranças de várias paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Na foto, no Salão da Igreja da Boa Viagem (BH), os participantes do Curso exibem materiais de formação política.

Eixo 03 – Ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos: o Núcleo, através de seu coordenador, participa de diversos fóruns na área dos direitos humanos, representando a PUC Minas:

Presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais: além de uma exaustiva agenda de recebimento, encaminhamento e monitoramento de violações de direitos humanos, o Conselho promove ações de formação à cidadania e monitoramento de políticas públicas. Entre as principais realizações neste primeiro semestre de 2024 está a realização do evento público intitulado “Diploma Diva Moreira”. Em 20/06, o Conselho condecorou 30 personalidades mineiras que lutaram contra a ditadura civil-militar. A honraria foi entregue na Faculdade de Direito da UFMG (foto), integrando as ações de memória, verdade e justiça no ano que relembramos os 60 anos do golpe militar de 1964.

Ciclo de Debates “1964: 60 anos depois”: em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação e a Faculdade de Comunicação da PUC Minas e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas, o Nesp participou da organização de um ciclo de debates sobre os 60 anos do golpe militar envolvendo alunos e professores das unidades Coração Eucarístico e São Gabriel. O evento ocorreu nos dias 13 a 15 de maio.

Eixo 04 – Atividades gerais de formação e ação política

Participação no 5º Simpósio Nacional e 2º Simpósio Internacional aproximações com o mundo jovem: o coordenador do Núcleo participa do evento organizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia nos dias 11 a 13 de julho.

Falará sobre as estratégias de sobrevivência dos jovens para enfrentar as diversidades no mundo contemporâneo. O simpósio tem como tema “precarização da vida de jovens e as estratégias de sobrevivência na América Latina.

12º Encontro Nacional de Fé e Política: o Nesp participou da organização do encontro que ocorreu em Belo Horizonte nos dias 5 a 7 de abril (foto).

Cerca de 1500 pessoas de várias partes do país refletiram a partir do tema “Espiritualidade Libertadora: encantar a política com arte, cultura e democracia.”

O Encontro Nacional foi uma continuidade das atividades realizadas pelo Movimento Nacional de Fé e Política que teve sua primeira edição em 2000 na cidade de Santo André, estado de São Paulo.

Participação no 7º Encontro Estadual do Movimento Mineiro de Fé e Política: o Nesp também atua na mobilização e ajudará na assessoria do encontro que ocorrerá em Contagem (MG) nos dias 02 a 04 de agosto, com o tema “Esperançar e resistir: escolher os caminhos”. O encontro conta o apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Lançamento do 13º Caderno Temático do Nesp: publicado em dezembro de 2023, o livro “Transformações Teológicas na América Latina novos horizontes para a Libertação” teve uma série de eventos de lançamentos. (Na foto, lançamento do livro na Livraria Paulus, em Belo Horizonte).

Algumas resenhas sobre o livro foram publicadas em sites especializados (veja aqui: https://www.ihu.unisinos.br/640654-transformacoes-teologicas-na-america-latina-novos-horizontes-para-a-libertacao ).

A edição do livro foi em comemoração aos 18 anos do Núcleo de Estudos Sociopolíticos, ocorrida em 2023. A publicação destaca que a atuação do Nesp sempre foi pautada pela Doutrina Social da Igreja e na atenção aos debates e questões enfrentados pelos movimentos sociais e eclesiais. E, no contexto social, político, econômico e cultural da América Latina e do Caribe é que se deram as conferências recolhidas na obra, que buscaram refletir a partir das práticas, reflexões e articulação dos saberes teológicos produzidos nos últimos cinquenta anos no continente da esperança e da resistência. 

Aliança pelo Desarmamento e Justiça Social: o Nesp faz parte da coordenação regional (América Latina) de uma aliança de líderes de movimentos sociais e eclesiais articulada numa rede com representantes da Colômbia, México, Uruguai, Brasil e Paraguai. Entre as ações da aliança estão as discussões de intervenções em prol do desarmamento e da cultura da paz.

O grupo se reúne periodicamente e busca desenvolver ações, principalmente no campo educacional, com vista a cumprir uma das diretrizes do Papa Francisco no sentido de construir pontes, e não muros, para a criação de uma cultura de paz, resiliência, tolerância e respeito entre os povos.

Eixo 5: Ações de formação nos meios de comunicação:

Como ocorre tradicionalmente, principalmente nos anos eleitorais, o Nesp atende demandas da imprensa sobre questões relativas às eleições.

São entrevistas em emissoras de rádios, TVs e artigos para jornais e sites especializados.