Eleições 2024: cuidar da cidade
Por: Nesp/PUC Minas, em 26/08/2024.
O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, em parceria com a Emotion/PUC Minas, lançou, nesta segunda, dia 26 de agosto, uma série com oito vídeos voltados à formação política das eleições deste ano.
Atendendo à solicitação do setor político do Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte e do projeto nacional “Encantar a Política”, a série produzida pelo Nesp terá diversas utilizações: formação política direcionada a agentes sociais e pastorais e às escolas de fé e política de todo o país; material didático voltado à motivação de discussões sobre a importância da participação ética e consciente no processo eleitoral; produção de conteúdo direcionado a redes e grupos digitais; exibição em emissoras de inspiração católica, entre outras.
A série tem como título “Eleições 2024: cuidar da cidade” e motiva o eleitor à responsabilidade na escolha consciente dos prefeitos e vereadores. Temas como a baixa efetividade do processo legislativo (nas câmaras de vereadores), a percepção do eleitor de não ser representado pelos eleitos e questões como a abstenção eleitoral, a criminalização da política, a ética e a religião e suas correlações com a política são abordados de maneira simples e didática nos vídeos.
Os vídeos são reedições de campanhas de formação política realizadas pelo Nesp. Seus conteúdos pretendem, ainda, serem instrumentos de enfrentamento à “onda” de desinformação e fake News principalmente nos grupos de redes digitais em períodos eleitorais. Assim, todos os vídeos foram adaptados ao formato dessas plataformas para serem utilizados de variados modos, a fim de atingir o maior número possível de cidadãos.
Uma ampla rede com dezenas de entidades ligadas ao projeto “Encantar a Política” de todo o país se encarregará de distribuir o material a variados grupos sociais.
A série de vídeos “Eleições 2024: cuidar da cidade” está disponível no canal do Nesp no Youtube e pode ser baixada e utilizada gratuitamente.
Acesse e compartilhe: https://www.youtube.com/playlist?list=PLz_DHTCD5cTFGeva3QSLp2ynPdvbHIOR9
Abaixo, o vídeo de abertura da campanha: