Nesp participa de jornada de Educação em Direitos Humanos
Na semana em que se comemora os 76 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 10 de dezembro de 1948 (depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo), o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas em parceria com outras instituições promove e participa de uma jornada de educação em direitos humanos.
Iniciando a programação, na sexta-feira, dia 06 de dezembro, o coordenador do Nesp e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais, professor Robson Sávio, a convite do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Minas Gerais e da UFMG participa da abertura da 5ª Jornada dos Direitos Humanos, em celebração ao 76º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O evento ocorre no campus Pampulha, da UFMG. A jornada tem como tema: “Educação Transversal em Direitos Humanos”.
No dia 07 de dezembro (sábado), o professor Robson Sávio será o entrevistado no programa “Direitos de ter Direitos”, da Rádio Catedral de Muriaé. Na pauta, os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A entrevista, conduzida pelo professor Luiz Rena, foi promovida pela Rede de Educação em Direitos Humanos de Minas Gerais que tem uma parceria com o programa “Bom Dia Mãe Terra”, da Rádio Catedral.
Também no sábado, dia 07, o coordenador do Nesp e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas participa do programa “Olhar Crítico”, da TV Horizonte, programa idealizado pelo professor Ércio Sena. Produzido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas, o “Olhar Crítico” abordará sobre o desafio da educação em direitos humanos frente a questões como a emergência dos discursos de ódio e o retorno de grupos fascistas no contexto de sociedade democráticas, cujas bases são as doutrinas de proteção e promoção dos Direitos Humanos. O programa vai ao ar às 22 horas, mas também pode ser acessado no Youtube (aqui: https://www.youtube.com/@OlharCritico_) .
Na terça-feira, dia 10, o professor Robson Sávio participa do Seminário 60 anos do golpe de 1964 e os impactos em Minas Gerais. O evento será promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. Na condição de ex-coordenador da Comissão da Verdade em Minas, o docente da PUC Minas fará uma exposição sobre os 60 anos do golpe militar e a ditadura em MG.
Na quinta-feira, dia 12, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh), presidido pelo coordenador do Nesp (que representa a PUC Minas no Conselho), apreciará pedidos de indenização às Vítimas de Tortura, dando sequência aos processos indenizatórios aprovados pela Lei estadual 13.187/199.
Ainda na quinta-feira, numa parceria entre o Nesp e Conedh, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) promoverá uma live com o tema “Cristianismo e Direitos Humanos”. O evento, no canal do Youtube do CNLB (aqui: https://www.youtube.com/@cnlb.nacional) contará com a participação do doutor em Teologia Padre Francisco Aquino Júnior, autor de vários livros e professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco e o coordenador do Nesp.
Para finalizar a jornada de educação em Direitos Humanos, na sexta, dia 13, o professor Robson Sávio será o entrevistado do secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Daniel Seidel, no programa “Despertar com Justiça e Paz”. O tema será Direitos Humanos e Cultura da Paz. O programa fica disponível no Canal da CBJP, no Youtube (aqui: https://www.youtube.com/@cbjpjusticaepaz8317) .
Fonte: Nesp/PUC Minas