O Projeto

Desde 2006, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas (Nesp) organiza, em anos de eleição, atividades dedicadas a pensar o processo eleitoral. Em 2010 não é diferente. Com o Projeto Eleições 2010 retomamos algumas reflexões realizadas anteriormente, acrescentamos assuntos novos com a intenção de contribuir com as tarefas árduas do semeador: a de sair e a de semear.

O que pretendemos com este projeto é contribuir para que o cristão comprometido seja semeador da boa semente – a ética – e encontre para ela terra boa na qual germine ideais de construção de uma nova cultura política no país. Que o engajamento de cada semeador contribua para que a sociedade repense as formas de conviver com os políticos e consiga ajudar o aprimoramento da democracia no Brasil.

Nossa sugestão é para que todos arregacem as mangas, descruzem os braços e se ponham a cultivar o ideal de mudança: procurar a terra boa, jogar nela a semente de boa qualidade, adubar, zelar da semeadura com dedicação para que possamos, ao final do processo eleitoral, colher os bons frutos originados desse trabalho.
Por isso, convidamos todos a se dedicarem a esta iniciativa. Em cada discussão, em cada reunião, em cada voto consciente, em cada momento em que um cidadão se decide por votar a favor da honestidade, da ética, do bem comum e contra a corrupção estamos construindo a democracia e defendendo os princípios éticos.