Sindicatos de servidores estaduais de MG são contra a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

Segundo reportagem do jornal O Tempo, deste domingo (12/05), os sindicatos e associações que representam os servidores públicos estaduais de Minas Gerais são contrários a única saída apontada pelo governador Romeu Zema (Novo) para tirar as contas do Estado do vermelho: a adesão ao plano de Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. A reportagem ouviu representantes de categorias das áreas da educação, da saúde, da segurança pública e do Judiciário que garantem que os problemas fiscais do Estado podem ser solucionados de outras formas, como a compensação da Lei Kandir.

Os sindicatos dos públicos estaduais já começaram a conversar com deputados na Assembleia Legislativa de Minas para impedir que medidas duras do Regime de Recuperação Fiscal contra os direitos do funcionalismo sejam aprovadas. O coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde), Renato Barros, diz que o acordo que está sendo firmado não conta com o aval dos trabalhadores da classe e acredita que não deve ter apoio da sociedade.

A atual gestão de Romeu Zema realçou que “a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal está em análise e que o Tesouro Nacional impõe uma série de exigências para o Estado fazer parte do plano. Uma delas determina que o reajuste salarial do funcionalismo seja limitado a correção da inflação”.

Leia a reportagem completa no link:
https://www.otempo.com.br/pol%C3%ADtica/sindicatos-s%C3%A3o-contra-ades%C3%A3o-do-estado-a-plano-fiscal-federal-1.2180274