Grão-chanceler e o Reitor da PUC Minas assumem importantes funções na CNBB

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito na última segunda-feira (06/05) presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A posse oficial do novo presidente da CNBB ocorreu nesta sexta, 10/05. Pela manhã, Dom Walmor presidiu a Missa de enceramento da 57ª Assembleia Geral da Conferência, no Santuário Nacional em Aparecida (SP). O arcebispo dirigiu-se ao povo de Deus manifestando seu apoio ao trabalho do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, na tarefa de ser uma Igreja misericordiosa, hospitaleira e em saída, no enfrentamento dos muitos e complexos desafios da realidade contemporânea e na preparação para o Sínodo para a Amazônia, que acontecerá em outubro, em Roma.

Ainda na parte da manhã desta sexta (10/05), o grão-chanceler da PUC Minas tomou posse na presidência da CNBB, em cerimônia no Centro de Eventos do Santuário Nacional.

Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, que concluiu o mandato na presidência da instituição entregou a dom Walmor o documento com  Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, no País, aprovada durante a 57ª Assembleia Geral dos bispos brasileiros.

Foram empossados também o 1º vice-presidente, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), o 2º vice-presidente, dom Mário Antonio Silva, bispo de Roraima, e o secretário-geral, dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Durante a Assembleia foram escolhidos os presidentes das 12 comissões episcopais da CNBB. A cerimônia de posse dos eleitos também aconteceu no mesmo evento da posse da Presidência.

DOM MOL PRESIDIRÁ COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A COMUNICAÇÃO

Dentre os presidentes de Comissões Episcopais, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social.

Em carta dirigida à Comunidade Acadêmica da PUC Minas, Dom Mol enviou a seguinte mensagem:

“É com enorme alegria que informamos à comunidade acadêmica da PUC Minas que durante a 57ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ainda está ocorrendo em Aparecida (SP), os arcebispos e bispos elegeram nosso estimado pastor, Arcebispo de Belo Horizonte e Grão-Chanceler da Universidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, para a presidência da entidade para o próximo quadriênio. Sabedor dos desafios inerentes ao cargo, Dom Walmor, com humildade, aceitou este chamado, animado pelo desejo de servir ainda mais à Igreja.

Neste mesmo processo eleitoral, recebi, com muita honra, a incumbência de presidir, a partir de agora, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, instância importante de nossa CNBB, que dedica-se a pensar e atuar nos processos da comunicação da Igreja no Brasil.

A eleição do Arcebispo de Belo Horizonte e Grão-chanceler da PUC Minas para a Presidência da CNBB é inequívoco reconhecimento do dedicado trabalho de Dom Walmor ao fortalecimento da Igreja no Brasil.

Como nosso Arcebispo já teve a oportunidade de se manifestar, seu trabalho será em profunda comunhão com o Papa Francisco, com olhar voltado para os mais pobres, fortalecendo o que é voltado para o exercício da caridade, do amor e da justiça, tão necessária na atualidade.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Bispo Auxiliar de Belo Horizonte
Reitor da PUC Minas

Fontes: CNBB; Arquidiocese de BH; PUC Minas.