Deputados criticam posição ‘pouco firme’ de Romeu Zema

Em 07/08/2019 – Do jornal O Tempo

Deputados afirmam que governador não teve o protagonismo na defesa dos interesses de Minas em reunião no Supremo.

Romeu Zema

Romeu Zema, governador de Minas Gerais – Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Apesar de ter marcado presença na audiência ocorrida anteontem no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Lei Kandir, o governador Romeu Zema (Novo) não teve tanto protagonismo na defesa dos interesses de Minas Gerais, de acordo com deputados que participaram do encontro. Os parlamentares voltaram a criticar a postura do governador e cobraram mais empenho.

“Ele simplesmente não falou nada que posicionasse Minas, ao contrário do governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), que falou na sessão em nome do seu Estado”, disse um deputado federal sob condição de anonimato. O parlamentar acrescentou que coube ao advogado geral de Minas, Sérgio Pessoa, fazer a defesa dos interesses do Estado.

Líder da minoria na Assembleia Legislativa (ALMG), o deputado Ulysses Gomes (PT) disse que Zema foi “um mero coadjuvante” e questionou o apoio dado pelo governador à ALMG. “Dizer que apoia a Assembleia (na discussão) é muito diferente. Isso tinha que ser uma bandeira dele em nome do Estado. Ele precisava liderar o processo, mas não entende, parece não querer ou não entender”, criticou.

Membro da base, o deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB) ponderou que o governador delegou a Sérgio Pessoa e ao ex-advogado geral do Estado, Onofre Batista, as explicações mais técnicas. “O governador ficou tranquilo com a fala dos representantes, e o seu discurso foi prestigiado também”, defendeu.

Essa foi a mesma opinião do líder do bloco de governo na ALMG, Gustavo Valadares (PSDB), que também esteve em Brasília. O tucano já havia cobrado publicamente, em junho, uma postura mais firme de Zema, mas mudou de opinião: “Acho que são críticas injustas, porque o governador, de um tempo para cá, compreendeu a importância da compensação da Lei Kandir para Minas”.


“É muito do estilo de cada um. Ele ter passado (a fala) ao advogado geral foi para dar um caráter técnico e argumentos jurídicos”, acrescentou, reforçando que a presença de Romeu Zema no Fórum Nacional de Governadores para discutir a Lei Kandir é um dos sinais de comprometimento do gestor em relação ao tema. 

Fonte: Jornal O Tempo. Reportagem: Sávio Gabriel