Campanha #EuApoioOSínodo e #EuApoioOPapa espalha nas redes sociais

Em 16/09/2019.

Lançada no início do mês de setembro pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), a campanha #EuApoioOSínodo e #EuApoioOPapa reúne um conjunto de iniciativas de comunicação cujo objetivo é sensibilizar a Igreja e a sociedade sobre a importância do Sínodo para a Amazônia.

As ações se desdobrarão no período que antecede e durante a realização da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica e preveem vídeos com o depoimento de lideranças da Igreja Católica, da sociedade e e de outras igrejas e confissões religiosas. Além dos vídeos, a campanha utiliza as hashtags #EuApoioOSínodo e #EuApoioOPapa .

O Sínodo da Amazônia ocorre em outubro, a partir de convocação do Papa Francisco, com a participação dos bispos latino-americanos de países com território amazônico. A motivação fundamental é avaliar a atuação e a presença missionária da Igreja na Amazônia para cumprir melhor a sua missão – anunciar o Evangelho, configurando uma presença que, cada vez mais, promove grandes heranças culturais. Segundo informa os promotores da campanha, “é próprio da Igreja contribuir com a humanidade, constituindo uma rede de serviços à vida, especialmente dedicados aos pobres e desamparados. Tudo para impulsionar e qualificar o exercício da cidadania, a colaboração para construir uma sociedade justa à luz da fé”.

A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica vai ser realizada de 6 a 27 de outubro de 2019, no Vaticano, em Roma.

Acesse, nos links abaixo, alguns vídeos da campanha:

Veja o documentário produzido pela VERBO FILMES. Este filme expõe uma visão geral do Sínodo para Amazônia, convocado pelo Papa Francisco, em 2017. O que se entende por um sínodo, o tema, o processo e as expectativas são alguns dos pontos que são apresentados neste vídeo.

Do presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers:

Do reitor da PUC Minas e presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol:

Dom Joaquim Mol nos faz um convite: vamos participar da campanha sobre a importância do Sínodo para a Amazônia?Que tal viralizar as hashtags:#euapoioosinodo#euapoioopapa

Publicado por NESP – Núcleo de Estudos Sociopolíticos PUC Minas em Quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Do pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristas (CONIC), Inácio Llemke:

Leia o artigo “Por que a Amazônia merece um sínodo?”, no link: https://diocesedebragancapa.org.br/novo/index.php/conteudo/item/3676-por-que-a-amazonia-merece-um-sinodo