Pesquisa aponta Kalil na liderança pela Prefeitura de Belo Horizonte

Em 11/03/2020, por jornal O Tempo

Resultado de imagem para alexandre kalili
Foto: Internet

Atual prefeito lidera em todos os cenários estimulados e no levantamento espontâneo é o nome mais lembrado pelos entrevistados; aprovação é de 74,6%.

A menos de sete meses para a eleição municipal, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera em todos os cenários as intenções de votos para a Prefeitura de Belo Horizonte, segundo levantamento feito pela Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (10), e realizado entre os dias 4 e 9 deste mês.

Na pesquisa espontânea, quando não são apontadas opções de candidatos, Kalil tem 17,4% da preferência do eleitorado; seguido pelo deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 1,3%; e pela deputada federal Áurea Carolina (PSOL), com 0,5% das intenções de voto.

Ficaram empatados com 0,4% o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) e os vereadores de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (sem partido) e Mateus Simões (Novo). A maioria do eleitorado pesquisado (69%) ainda não sabe em quem vai votar. Outros nomes citados ficaram com 1,8% no total.

No cenário estimulado, em que a Paraná Pesquisas apresentou 12 nomes para a disputa do cargo, Kalil lidera com folga, com preferência de 53% dos entrevistados. A segunda colocação também fica com Tramonte, que registrou 17,4%; seguido por Xavier, com 2,9%; Áurea Carolina, com 2,7%; Eros Biondini (PROS), com 2,6%; Professor Wendel (SD), com 1,7%; Azevedo, com 1,3%, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 1,2%. Ficaram abaixo de 1% os seguintes nomes: Luísa Barreto (PSDB), Simões, o deputado federal André Janones (Avante) e o deputado estadual Bruno Engler (PSL).

Em um cenário estimulado em que foi retirada a candidatura de Tramonte, a vantagem de Kalil para o segundo colocado aumentou. O prefeito da capital registrou 54,9% das intenções de voto, contra 8,7% do deputado federal Patrus Ananias (PT). Ainda neste cenário, Xavier teve 3,6% do total; seguido por Biondini, com 3,1%; e Áurea Carolina, com 2,7%.

Mais cenários

O instituto também levantou o potencial eleitoral dos possíveis candidatos. 34,5% dos eleitores votariam “com certeza” em Kalil para prefeito, que lidera o segmento seguido de Tramonte, com 12,5%; e Xavier, com 1,8%. Já os eleitores que “não votariam” em Kalil “de jeito nenhum” somam 22,3%. A rejeição de Tramonte ficou em 34%, abaixo das de Biondini, com 46,9%, de Xavier, com 48%, Lopes, com 48,5% e Simões, com 49,6%.

Também foi levantada a avaliação e a aprovação de Kalil como chefe do Executivo municipal. A aprovação é de 74,6% e a desaprovação é de 22,5%. O índice de quem não sabe ou não opinou ficou em 2,9%.

Quando os entrevistados foram questionados se a administração de Kalil está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima, as respostas foram: boa para 42,1%; regular 27,5%; ótima 16%; ruim 6,4%; e péssima 6,2%.

Avaliação dos governos estadual e federal

A Paraná Pesquisas também avaliou a administração do governador Romeu Zema (Novo). 48,9% dos entrevistados aprovam a gestão de Zema, enquanto que 46,5% desaprovam. Não sabe ou não opinou representa 4,5% do total.

Quando o eleitorado foi questionado se a administração do governador é ótima, apenas 4,8% concordaram; 27,5% acreditam que ela é boa; enquanto que 34,2% a consideram regular. Já 12,4% dos entrevistados disseram que a administração é ruim; e 18,8% falaram que é péssima. Não sabe ou não opinou registrou 2,4%.

Com números próximos aos de Zema, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) registrou aprovação de 48,8% do eleitorado e rejeição de 47,5%. Não souberam ou não opinaram representaram 3,7%.

Estratificando os dados, 11,4% dos pesquisados consideram o governo do presidente ótimo. Já 23,9% escolheram a opção boa e 28,2% regular. 9,6% acham a gestão de Bolsonaro ruim e 24,9% péssima. Não sabe ou não opinou representa 1,9%.A pesquisa tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 3,5% para os resultados gerais.

Fonte: Jornal O Tempo