Novo Contextus: Caminhos da pandemia em Minas Gerais: desafios políticos
Em 01/06/2020, por Nesp/PUC Minas –
No estágio em que se encontra atualmente a disseminação da covid-19, já é possível avaliar a eficácia das medidas tomadas para contê-la, bem como pontuar alguns de seus prováveis resultados sociais e econômicos tanto na Capital como, mais amplamente, no estado. É precisamente esse o propósito da nova edição de Contextus, boletim de análise de conjuntura sociopolítica do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp).
No documento discutem-se as implicações políticas e sociais das medidas que vem sendo tomadas pelo estado de Minas Gerais, assim como as razões pelas quais persiste a ausência de encaminhamentos flagrantemente necessários ao combate à pandemia.
Parte-se da constatação de que a política de saúde, no âmbito nacional, se encontra à deriva, com o Ministério da Saúde convertido em campo de batalha ideológica ou objeto de caprichos pessoais e partidários de governantes.
Analisa-se também a atuação do governo mineiro e o mito que começou a emergir nos últimos meses de que Minas Gerais teria a crise de saúde pública sob controle.
São considerados ainda os conflitos que emergiram entre os municípios da Grande Belo Horizonte como sinais da politização da pandemia.
Leia o documento na íntegra. Acesse aqui.