Eleições 2020: o voto dos vereadoes de BH

Em 19/08/2020, por G1 Minas

O portal G1, das Organizações Globo, lançou nessa terça (18/08) páginas especiais com os votos das Câmaras Municipais de quatro capitais: Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

Segundo o portal o objetivo é apresentar um balanço do trabalho do Legislativo municipal ao fim da legislatura. O projeto “O voto dos vereadores” traz um balanço do trabalho do Legislativo municipal ao selecionar as proposições mais importantes e mostrar como cada vereador se posicionou. Para isso, o G1 acessou Diários Oficiais, notas taquigráficas, PDFs escaneados, entre outros, para coletar os posicionamentos em cada votação.

Nesta Legislatura, houve votações importantes na Câmara Municipal de BH, como a cassação dos mandatos dos vereadores Cláudio Duarte (PSL) e Wellington Magalhães (DC). O plenário da Casa analisou ainda o Plano Diretor de BH, a regulamentação dos aplicativos de transporte, o uso obrigatório de máscara durante a pandemia, a proibição de eventos de rua perto de hospitais, entre outros.

Saiba como ver como cada vereador votou

O objetivo do projeto é facilitar o acesso aos dados de votações e permitir o acompanhamento do trabalho do Legislativo, com maior transparência. Para isso, a ferramenta oferece uma navegação pelas proposições analisadas no plenário das Casas e também pela ficha de votações de cada vereador.

É possível, por exemplo, usar o filtro para encontrar apenas os vereadores que votaram a favor de determinado projeto. Ou apenas aqueles que estiveram ausente naquela votação. Ou apenas os vereadores contrários ao projeto.

A ferramenta permite ainda o filtro por partido e, assim, dá para ver apenas o posicionamento dos vereadores daquela sigla na votação. Ou, se preferir, outra opção é abrir a ficha de votação de cada vereador para ver como ele votou durante a legislatura.

ACESSE NO LINK A SEGUIR AS INFORMAÇÕES SOBRE OS VEREADORES DE BH: https://especiais.g1.globo.com/mg/minas-gerais/2020/o-voto-dos-vereadores-belo-horizonte/?_ga=2.208455898.910793510.1597840362-1421553327.1597842852#/