Nova edição de Contextus: Conjuntura das eleições municipais – perspectivas

Em 18/09/2020, por Nesp –

A nova edição de Contextus, boletim de análise de conjuntura do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp), oferece um panorama dos principais temas das eleições municipais de 2020 em Belo Horizonte.

São dois os tópicos centrais da análise: o financiamento eleitoral, que ainda privilegia candidatos que têm maior poder econômico; e o ambiente de incertezas gerado pela pandemia de Covid-19, com os decorrentes desafios de se fazer uma campanha à distância, concentrada majoritariamente no rádio, na televisão e na internet.

As redes sociais – que poderiam representar uma alternativa ou um complemento útil ao jornalismo empresarial – na mesma medida em que ampliam a participação, também se constituem como foco e meio privilegiado de difusão de notícias falsas e outras ações fraudulentas.

No momento em que esta edição foi finalizada, aproximava-se o fim do prazo para que partidos políticos efetuassem o registro de suas candidaturas. Muitas mudanças seguem em curso e certos aspectos mencionados neste texto podem sofrer alterações.

Acesse aqui a nova edição.