Eleições 2020: conheça os planos de governo dos candidatos a prefeito de Contagem

Em 27/11/2020, por G1 (Minas).

Contagem é a única cidade da região metropolitana de Belo Horizonte – e uma das quatro em todo o estado – que terá segundo turno no próximo domingo (29). Os candidatos Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM) vão disputar a vaga na prefeitura.

Assim como fez com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, o G1 resumiu os principais pontos das propostas de governo dos dois candidatos.

Veja abaixo os planos de governo dos candidatos (em ordem alfabética, segundo os nomes da urna):

Felipe Saliba (DEM)

Número de páginas: 62

Resumo: O programa começa apresentando propostas para a Saúde, como: “integração e conexão de todos os equipamentos de saúde por meio de um sistema de tecnologia de gerenciamento de informações (gestão de tecnologia integrada)”; “ampliação das Equipes de Saúde Bucal, garantindo maior cobertura à população contagense”; “remédio mais próximo e acessível ao usuário”; “qualificar a fila de demanda reprimida por consultas e exames especializados, retirando dela, pessoas que já realizaram os procedimentos em redes particulares, que já melhoraram os sintomas, que vieram a óbito, entre outros”; “agir preventivamente, com planos de contingenciamento aos conhecidos ciclos das arboviroses, principalmente Dengue, Zika e Chikungunya.

Em seguida, são apresentados planos para Educação, tais como: ” criar em conjunto com professores, pais e comunidade um plano sobre a volta às aulas durante ou após a covid-19, respeitando as normativas indicadas pelo MEC e os regramentos e protocolos de saúde”; “ampliação do número de vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade, seja por meio de ampliação da rede conveniada ou por meio de Parcerias Pública Privada (PPP’s)”; “inserir no calendário escolar, como forma de promoção da cultura, do esporte e do lazer, os jogos estudantis e as feiras de cultura em anos alternados”.

No tópico de geração de renda e trabalho, o plano lista, entre outras coisas: “buscar parcerias, nacionais e internacionais, para expansão de investimentos no Município”; “propomos planos de compensação tributária a essas empresas, que serão analisadas caso a caso com um plano personalizado de troca de benefícios, além da facilitação do pagamento do restante da dívida (se houver), por meio de parcelas”.

Há propostas para “gestão, participação e transparência”, que abre com esta: ” Uma vez por semana, a agenda do candidato será reservada, na parte da manhã, em dia fixo, para que este possa receber, em seu gabinete, a população contagense”.

O tópico “Mulheres” tem entre as propostas “apoiar a formalização dos empreendimentos femininos para trazer a elas maiores oportunidades e condição de renda” e “fazer um mapeamento dos lugares públicos menos seguros para as mulheres, através de dados de denúncias de violência contra a mulher. Posteriormente revitalizar esses lugares por meio de iluminação adequada ou apropriação de arte urbana”.

O tema de transporte e mobilidade prevê criação de Zonas 30, bicicletas compartilhadas e “cobranças” para a ampliação do metrô (que não é de responsabilidade das prefeituras).

No item “Segurança Pública” há, entre as propostas: “criar grupos de trabalho, para cada uma das Zonas Quentes de Criminalidade do Município, em parceria com a Polícia Militar e representantes do setor privado, objetivando buscar soluções especificas a cada região”.

Por fim, o plano trata de Cultura, Esporte e Lazer, propondo, entre outras coisas: “criação de um documentário que revela a história dos bairros de Contagem através da história narrada, contada por antigos moradores”.

(Veja o plano de Felipe Saliba completo aqui)

Marília (PT)

Número de páginas: 17

Resumo: O programa de governo abre com propostas enquadradas em um tópico de “medidas emergenciais”. Entre elas: “Atender a população em situação de vulnerabilidade social em função da pandemia, assegurando seu direito à alimentação, à integridade pessoal, à saúde, à assistência social e à vida”; “promover o retorno às aulas em condições de segurança sanitária” e “atender ao crescimento da demanda no ensino fundamental em função da pandemia”; “assegurar a vacinação contra o coronavírus a toda a população de Contagem, com prioridade para idosos e grupos de risco, ressalvadas a disponibilidade da vacina e as normas do Ministério da Saúde”; “utilizar o poder de compra da Prefeitura para adotar medidas que incentivem a economia local e promovam a geração de renda”.

No tópico seguinte, “Administração e finanças”, há, entre outros pontos: “fixar a meta de 50% da receita corrente para a dívida municipal, o que é menos da metade dos 120% previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal”; “adotar o ‘IPTU mais justo’, com a revisão da planta de valores e negociação dos débitos ajuizados e inscritos na dívida ativa”.

Em seguida, o plano trata de Saúde, com propostas tais como: “ampliar o acesso da população à Saúde Bucal” e “reestruturar o atendimento da Saúde Mental”; “garantir o acesso da população aos medicamentos de forma regular”; “garantir o funcionamento completo das novas UPAs do Nacional e Industrial, redimensionando a demanda das UPAs existentes”; “informatização dos serviços de saúde do município, com emprego de tecnologia que garanta maior transparência e qualidade do atendimento aos usuários do SUS”.

Para Educação, o programa cita, entre outras coisas: “investir na ampliação da oferta de vagas na educação infantil”; “garantir a eleição direta para diretores e vices nas escolas municipais e Funec”; “valorização do trabalho dos docentes e demais servidores da educação através do plano de carreira”.

O tópico seguinte é “Participação popular” que abre com: “Garantir o acesso da população à prefeita e ao secretariado por meio de audiências públicas presenciais ou via internet, lives; programas de comunicação do estilo ‘A prefeitura responde’ e reuniões nos bairros e nas regionais para discussão de projetos e dos problemas da comunidade”.

O tópico “Desenvolvimento econômico, emprego e renda” prevê, entre outros: “rever o Plano Diretor Municipal, identificando áreas potenciais para indução de novas centralidades econômicas nas regionais”. Em seguida há o tema “Desenvolvimento social”, com oito propostas.

Em Segurança Pública, o plano fala, entre outras coisas, de garantir a conservação e boa iluminação dos espaços públicos e promover cultura de paz nas escolas municipais. Há ainda os tópicos de Cultura, de Esporte e Lazer e de Juventude, que preveem, por exemplo, reorganizar o Futebol Amador de Contagem.

O plano de governo ainda prevê medidas para Habitação/Urbanização, Meio ambiente/Saneamento básico, Mobilidade, transporte e trânsito, Direitos e Cidadania, Política para as Mulheres e Servidores Públicos.

(Veja o plano completo de Marília aqui)

Fonte: Site G1 – Minas. Aqui: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/eleicoes/2020/noticia/2020/11/27/eleicoes-2020-conheca-os-planos-de-governo-dos-candidatos-a-prefeito-de-contagem.ghtml