Contextus (edição 46) – O centrão é aqui: as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo a partir do caso de Belo Horizonte

Por Assessoria de Monitoramento dos Poderes Públicos do Nesp, em 29/09/2021.

O que é o Centrão? Quando surgiu? Como atua? Como ele se configura do ponto de vista ideológico? Quais são os partidos e as bancadas que o compõem? Como o Centrão atua no Congresso Nacional e na Câmara Municipal de Belo Horizonte?

Estas e outras perguntas são analisadas na nova edição de Contextus, boletim bimestral de análise de conjuntura do Nesp/PUC Minas, que aponta também para o cenário político na capital mineira que se encontra agitado, neste ano, por uma tensa relação entre os Poderes Executivo e Legislativo, marcada pela instalação de duas comissões parlamentares de inquérito (CPI) e pela derrota do governo em votações importantes, inclusive em questões de inequívoco interesse da população. É inevitável a constatação de que o padrão de relacionamento entre Câmara e Prefeitura se alterou significativamente, quando se compara o mandato concluído em 2020 e este outro inaugurado em janeiro.

Embora o fator eleitoral seja inequivocamente provável, explora-se no texto a hipótese de que, na base dos problemas hoje enfrentados na capital, existe um problema estrutural mais amplo que diz respeito ao modo como se faz política no Brasil. Sem qualquer prejuízo do primeiro, esse último elemento assume o papel central desta edição de Contextus.

A reflexão encampada representa um exercício de compreensão de certos mecanismos ativos na Câmara Municipal de Belo Horizonte, presume-se, porém, que esse não seja um problema exclusivamente local. Ao contrário, deriva de situações existentes também nas esferas estaduais e federal do poder.

Acesse aqui esta edição.