Com participação do Nesp, Conselho Permanente da CNBB aprova materiais para campanha eleitoral de 2022

Por Nesp, via portal CNBB, em 24/03/2022.

BISPOS DO CONSELHO PERMANENTE REFLETEM SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA CNBB DURANTE O PERÍODO ELEITORAL

Durante reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nessa quarta-feira, 23 de março, os bispos discutiram sobre as Eleições 2022 e fizeram apontamentos de como deve ser a postura da conferência episcopal durante esse processo deste ano.

Homem de óculos e camisa branca

Dom Giovane Melo

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, apresentou a proposta do projeto ‘Encantar a Política’. Trata-se, entre outras ações, da formulação de um subsídio de formação política para eleições 2022 com projeto de continuidade para as próximas eleições.

O eixo central do material está inspirado nos documentos do magistério do Papa Francisco como as encíclicas Evangelli GaudiumLaudato Si e Fratelli Tutti. Segundo dom Giovane é uma publicação que busca aplicar os ensinamentos do Papa Francisco à nossa realidade e o olhar cristão para o mundo político.

O texto, preparado a partir do material elaborado para um hot site, com cartilhas, vídeos e depoimentos para as eleições de 2020, elaborado pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), o Conselho Nacional do Laicato (CNLB), a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas, passou por uma nova redação e deu origem ao projeto ‘Encantar a Política’.

Pessoa de óculos com a boca aberta

Descrição gerada automaticamente

O material contou com contribuições do arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, da assessoria política da Conferência e de membros do Conselho Permanente.

O subsídio foi aprovado pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, que sugeriu que ele seja aprofundado e assumido pela Igreja no Brasil conjuntamente com a Cartilha de Orientação Política publicada pelo regional Sul 2 da CNBB. Durante a reunião, o texto foi apresentado pela presidente do CNLB, Sônia Gomes de Oliveira, e pelo diretor da Cefep, padre Paulo Adolfo Simões.

Análise de conjuntura sociopolítica

Homem de terno e óculos

Dom Francisco Soares

Durante o encontro, também foi apresentada a análise de conjuntura sociopolítica, fela pelo Grupo de Análise de Conjuntura Padre Tierry Linard, que conta com a participação do Professor Robson Sávio, coordenador do Nesp, e tratou sobre o contexto, a dinâmica e os desafios das eleições nacionais deste ano. O material analisou o contexto das eleições frente o cenário de conflito internacional. Segundo a apresentação, feita por dom Francisco Lima Soares, o contexto das eleições ainda não está completamente definido e a guerra e seus desdobramentos políticos e econômicos introduzem novas incertezas.

Foram detalhadas as etapas do processo eleitoral e citadas as novas dinâmicas introduzidas com a possibilidade de formação de federações partidárias e a proibição de coligação nas eleições. Em relação ao andamento da eleição presidencial, foi ressaltada a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

A análise apresentada chamou atenção para as escolhas dos representantes no Poder Legislativo: “Nos próximos quatro anos muitas decisões relevantes serão tomadas nas casas legislativas, em particular no Congresso Nacional. O processo eleitoral é uma oportunidade de qualificar a representação política”.