Nesp organiza encontro com a Urban Studies Foudation

Em 03/05/2022, por Nesp –

A Casa Comum/Nesp (do Anima/PUC Minas) foi convidada pela Urban Studies Foundation (USF) para sediar o evento “Espaço urbano, formas cotidianas de cidadania, subjetividades: histórias do Sul Global” que será realizado no próximo dia 18 de maio, às 16 h (horário de Brasília), virtualmente, com tradução simultânea.

Este convite é decorrente do fato de a professora Rachel de Almeida (coordenadora da Escola Casa Comum) ter sido bolsista da USF no primeiro semestre de 2021, enquanto participava como pesquisadora visitante do Centro de Pesquisa em Cultura Urbana e Espaço Público da Universidade Técnica de Viena. Também foi convidada a professora Luciana Andrade, do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais, por ser uma pesquisadora de referência na área de estudos urbanos da PUC Minas.

No encontro serão debatidos temas sobre o direito à cidade, passando por Belo Horizonte, no Brasil, Delhi e Mumbai, na Índia e por Lagos, na Nigéria.

A proposta dos debatedores é voltar aos anos 1930 e imaginar 2030.

Os organizadores convidam os participantes a conhecerem a história de vida de Adunni, uma jovem mulher que viveu em Lagos entre as décadas de 1930 e 1960 e, ao mesmo tempo, as poesias de jovens mulheres brasileiras contemporâneas. Nesse entrecruzar de tempos e espaços, propõem-se refletir sobre os processos de transição para a vida adulta, considerando as condições estruturais como o papel do Estado, desigualdade de gênero e elitismo.

Os conteúdos dessas poesias produzidas por jovens que moram nas periferias urbanas da região metropolitana de Belo Horizonte se interligam às experiências de cidadania limitada, à voz política restrita e às condições de vida inaceitáveis vivenciadas por famílias de baixa renda em Delhi e Mumbai.

Os processos de gentrificação e as dificuldade imposta a uma maioria para o acesso à habitação no sul global atingem tanto essas famílias de baixa renda na Índia, quanto as de classe média em Belo Horizonte.

Enfim, o encontro tem, entre outros objetivos, pensar no papel das políticas urbanas e do Estado no direito à cidade, na produção do espaço urbano formal e informal, legal.

Faça sua inscrição no link: https://forms.office.com/r/XnqEAVmgam