Cerimônias de lançamento do livro “O novo humanismo”

Em 16/05/2022 – por Nesp/PUC Minas –

Na semana entre os dias 9 e 13 de maio foram realizadas três solenidades de lançamento do livro “O Novo Humanismo: Paradigmas Civilizatórios para o Século XXI a partir do Papa Francisco”, produção do Nesp/PUC Minas.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "PUC Minas"

No dia 09 de maio, o primeiro lançamentos foi no Instituto de Filosofia e Teologia da PUC, onde há também o Departamento de Ciências da Religião.

Na foto ao lado (do padre Renato Alves de Oliveira), vemos da esquerda para direita: o diretor do Instituto, Padre Evandro; o professor Robson Sávio, coordenador do Nesp e um dos organizadores da obra e os organizadores Dom Joaquim Giovani Mol, bispo-auxiliar de Belo Horizonte e Reitor da PUC (de pé), e os professores Claudemir Francisco Alves e Adriana Maria Brandão Penzim, do Nesp

No dia 10 de maio, mais um evento para apresentação do mais novo livro do Nesp integrou o “Simpósio Filosófico: Racionalidade e Humanismo”, realizado pelo Departamento de Filosofia da PUC Minas.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e pessoas em pé

Dezenas de alunos, professores e convidados acompanharam a apresentação das publicações mais recentes feitas por docentes do Departamento de Filosofia.

Representando o Nesp, o professor Claudemir Francisco Alves apresentou o livro, destacando o trabalho coletivo de 25 autores das mais diversas áreas, incluindo textos de vários autores das áreas da filosofia e da teologia.

Lançamento para a comunidade acadêmica da PUC Minas

“Gostaríamos de ver (o livro) na prática humanística em cada Instituto e Faculdade da Universidade. Esse livro quer ser e será referência para a construção de um novo humanismo”, disse o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante o lançamento da obra O Novo Humanismo: Paradigmas Civilizatórios para o Século XXI a partir do Papa Francisco. O evento ocorreu na última sexta-feira, 13 de maio, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico.

Dom Joaquim Mol elencou alguns pontos importantes da obra, que tem a contribuição de 25 colaboradores: já está em operação uma mudança de época, com a exaustão do humanismo como o praticado nesta era, um exaurimento do humanismo ocidental cristão e agora entrando em um outro caminho. “Não são poucos homens que pensam a história das civilizações com o término do humanismo e deixam em aberto o que precisamos alcançar”, pontuou Dom Mol. “Ou aprofundamos ou mergulharemos no caos. O novo humanismo precisa andar a passos largos; o papa tem traduzido em gestos, mobilizações e reflexões de homens e mulheres de boa vontade”.

O livro tem caráter enciclopédico, vai contribuindo, acendendo luzes dos diferentes saberes, disse o reitor, fazendo referência aos diversos artigos que compõem a obra. Ele explicou que o livro é dividido em quatro partes: Francisco e a emergência do novo humanismo; Tempos de mudanças e mudanças de tempo; O novo humanismo no horizonte da esperança; Desafios atuais para um novo humanismo em ação.

O reitor afirmou que um exemplar do livro irá chegar para o Papa Francisco e para as universidades católicas brasileiras, para ativistas, dicastérios (ministérios) do Vaticano relacionados ao humanismo. Dom Mol elogiou a Paulus Editora, apontando que é uma grande parceira, tendo produzido “um livro costurado, com belíssima imagem de capa”.

imagem

Compuseram a mesa de lançamento, além do reitor, os professores da PUC Minas Robson Sávio Reis Souza, coordenador do Nesp; Adriana Maria Brandão Penzim; João Carlos Lino Gomes; José Luiz Quadros de Magalhães; Juliana Gonçalves Jayme; Luciana Teixeira de Andrade; Márcia Stengel; e Carlos Alberto Alvim, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

O professor Robson ressaltou a vontade do reitor da PUC Minas de que a publicação seja utilizada e referenciada em toda a Universidade. Ele disse que o livro foi uma obra feita a muitas mãos, produção coletiva e institucional, com a participação de autores da Espanha e Inglaterra. O professor Robson afirmou ainda que a Paulus Editora acolheu a publicação com muito esmero, tanto o projeto gráfico, capa, “um cuidado necessário para que pudesse alcançar mentes e corações”.

Lançamento nacional

No dia 26 de maio, também está programado o lançamento do livro durante a live na página da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das 17h às 18h.

Fonte: Nesp e assessoria de comunicação da PUC Minas