Encontro Eleições 2022: Esperança do Reino

Em 04.06.2022 – Por Nesp –

Aconteceu na tarde deste sábado, 4 de junho, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (BH), o Encontro Arquidiocesano “Eleições 2022 e a esperança do Reino”, promovido pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental.

Foto: Adriana Penzim


O Encontro reuniu dezenas de pessoas para tratar da conjuntura eleitoral. O bispo auxiliar Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães esteve presente. Partindo da leitura dos ensinamentos do papa Francisco, Dom Mol enfatizou que não há possibilidade de viver a fé cristã sem o compromisso com a implantação do Reino de Deus na terra. Como o próprio Jesus Cristo se mostra muito ocupado em levar a todas as cidades a mensagem do Reino, assim também cada cristão verdadeiro deve se empenhar para realizar, nos lugares onde vive, a mensagem do Evangelho.

Na mesa, à esquerda, Prof. Claudemir Alves, Zélia Rogedo (centro) e Dom Joaquim Mol (à direita). Foto: Rachel Almeida


A análise do cenário atual nestes meses que precedem as eleições foi feita pelo professor Claudemir Francisco Alves, membro do grupo gestor do Núcleo de Estudos Sociopolíticos – Nesp e professor de Filosofia na PUC Minas. De acordo com o professor, independentemente de quem ganhe a eleição de outubro, as pessoas engajadas na construção de um projeto de sociedade efetivamente democrático terão de lidar com o fato de que 30% da população brasileira se sente representada pelo projeto hoje encampado pela extrema direita.
O professor concluiu com a constatação de que não existirá democracia plena no Brasil enquanto o país não pagar sua dívida histórica com aqueles segmentos da sociedade que sempre estiveram esquecidos: os mais pobres, os negros, os povos originários, as mulheres, os homossexuais. A democracia verdadeira precisa pagar a dívida com essas pessoas, entregando-lhes políticas públicas que devolvam a elas aquilo que lhes pertence por direito.


Por fim, a assistente episcopal para o Setor Político no Veaspam, Maria Zélia Castilho Rogedo apresentou as propostas para a atuação dos católicos nestas eleições, apontando a sinodalidade, a descentralização e a importância de que os agentes de pastoral se tornem multiplicadores de formação e de informação verdadeiras para fazer frente às fake news.


Os participantes do Encontro discutiram e, em seguida, apresentaram outras propostas de trabalho para enfrentar este período eleitoral, com o objetivo de eleger o maior número possível de políticos engajados com a Doutrina Social da Igreja. Esse material será, logo mais, sistematizado pela equipe do Veaspam.

Na ocasião, os participantes do encontro receberam um exemplar impresso do Caderno Encantar a Política, editado por um conjunto de organismos eclesiais e sociais para a formação política nas eleições deste ano.

O Caderno (que pode ser baixado no site abaixo) faz parte de um projeto mais amplo, do qual o Nesp/PUC Minas participa como uma das entidades coordenadoras, junto com organismos como o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a Comissão Brasileira Justiça e Paz, o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, a Sexta Semana Social Brasil, o Movimento Nacional de Fé e Política, a Rede Brasileira de Fé e Política, entre outros. O projeto tem o apoio institucional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Saiba mais em: http://www.cnlb.org.br/encantarapolitica