Faculdade de Comunicação e Artes e Nesp PUC Minas realizam debates sobre as Eleições 2022

Por: PUC Minas – Assessoria de Comunicação

​Nesta quinta-feira, 25 de agosto, o Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)  promove debates sobre os cenários e perspectivas para as Eleições 2022. O evento tem o apoio do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte. Os debates acontecem no Campus Coração Eucarístico e Unidade São Gabriel.
No Campus Coração Eucarístico, às 10h40, o debate será mediado pelo professor Mozahir Salomão Bruck, secretário de Comunicação da PUC Minas, com a participação do cientista social e diretor do Instituto Ver, professor Malco Camargos, e da cientista política e professora da UFMG Mara Telles. O debate será realizado no auditório 1, prédio 4 (rua Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico).

Já na Unidade São Gabriel, o debate será às 19h, com a mediação do coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas e da Arquidiocese de Minas Gerais, professor Robson Sávio. Participam do debate a professora Érica Anita, membro do grupo Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, vinculado ao Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, e o jornalista Carlos Lindenberg. O debate acontecerá na sala multimeios 31, prédio I (rua Walter Ianni, 255 – bairro São Gabriel).

Sobre os palestrantes:

Mara Telles

Doutora em Ciência Política pela USP. Possui estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madrid e na Universidad de Salamanca, onde também atuou como professora visitante. Coordena o grupo de pesquisa Opinião Pública e o Laticom – Grupo de Investigação Comunicação Política e Comportamento Eleitoral, vinculado à Alacip. Atualmente é representante do Brasil junto ao Wapor – World Association for Public Opinion Research e faz parte da junta executiva da Associação Latino Americana de Pesquisadores em Campanhas Eleitorais (Alice). Participou do BBB-18.

Áreas de interesse: comportamento eleitoral, marketing político, opinião pública, estudos eleitorais.

Malco Camargos

Doutor e mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUperj. Graduado em Ciências Sociais pela UFMG. Atualmente, é proprietário do Instituto Ver e prof. assistente III da PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência Política, principalmente, nos seguintes temas: eleições, comportamento eleitoral, projeto social, políticas públicas e avaliação e monitoramento.

Mozahir Salomão Bruck

Pós-doutor pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal), doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas, mestre em Comunicação pela Escola de Comunicações da UFRJ e graduado em Jornalismo pela PUC Minas. É professor da graduação e do mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Autor dos livros Jornalismo diante de novos cenários sociais: a imprensa e o surgimento do Aids e do crackRadiojornalismo: retórica e vinculação social e co-autor de diversas coletâneas. É secretário de Comunicação da PUC Minas. Áreas de interesse: Teoria do Jornalismo, Ética do Jornalismo, Narrativas, Memória, Testemunho, Aspectos sociais do Jornalismo, Linguagens e Radiojornalismo, entre outras.

Carlos Lindemberg

Foi chefe de redação em Minas da revista Veja, jornal O Globo, Rede Globo, secretário de Comunicação do Estado de Minas Gerais, diretor de Redação do Hoje em Dia, autor do livro Quase História sobre política mineira, co-autor do livro Helio Garcia, em poucas palavras. É comentarista político da rádio Itatiaia, TV Bandeirantes/MG, jornal Metro e revista Exclusive.

Érica Anita

Doutora em Ciência Política pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Jornalista formada pelo UNIBH – Centro Universitário de Belo Horizonte e bacharela em Letras/Língua Portuguesa pela UFMG. É Especialista em Comunicação e Política pelo UNIBH e pesquisadora do Grupo Opinião Pública, com sede na UFMG. Desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação política, opinião pública, marketing e propaganda política, internet e política, comportamento político e eleitoral.

Robson Sávio Reis Souza

Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha); doutor em Ciências Sociais (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas); mestre em Administração Pública (Gestão de Políticas Sociais) pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro; licenciado em Filosofia (PUC Minas); especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp/UFMG) e especialista em Teoria e Prática da Comunicação (Universidade São Francisco – SP). É professor na PUC Minas e pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp). Realiza estudos, pesquisas e tem prática profissional nas áreas, entre outras, de direitos humanos; política (formação à cidadania, eleições e estudos legislativos); e comunicação (com ênfase em comunicação popular). 

Fonte: Portal PUC Minas