Olhar, Reparar e Sentir: construindo com a comunidade os sentidos da destinação da área do aeroporto Carlos Prates

Por: Rachel de Castro Almeida (Escola Casa Comum/Nesp)

“Olhar, Reparar e Sentir”! Este foi o convite dirigido à população que reside no entorno do aeroporto Carlos Prates, realizado pela Casa Comum: Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, o Coletivo Atingidos pelo Prates e a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz.

Oficina realizada em 03/09/22

Na manhã do dia 03 de setembro, nos reunimos na igreja Nossa Senhora Rainha da Paz para a realização de uma oficina de fotografia, conduzida pelos educadores Paola Campos e André Massahud. Juntos, pensamos sobre a magia e o significado do registo da luz, a importância da fotografia para a memória, a História, e a denúncia social. Os participantes foram convidados a relatarem suas experiências como fotógrafos, como observadores e como admiradores da arte da fotografia. As surpresas que estão por trás de uma fotografia foram sendo partilhadas.  Ao final, uma pitada de dicas técnicas para aguçar o olhar, o reparar e o sentir em fotografias do cotidiano na cidade.

Na sequência, para encantar nosso grupo, a força e a leveza da dança cigana, do grupo “Alegria de Viver”, conduzido pela professora Anna Karla Santana nos convidam a sentir o nosso corpo no espaço, a energia de nossas mãos entrelaçadas e nosso olhar em movimento. Quer conhecer mais sobre este grupo? Veja esta reportagem do Estado de Minas https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/05/04/interna_gerais,759247/idosas-celebram-a-alegria-dancando-em-igreja-de-bh.shtml

Ao final, um percurso no entorno da igreja até a Praça Francisco Vieira Filho para que pudéssemos exercitar a fotografia de cenas que parecem corriqueiras, lugares de afeto, o trânsito, a diversidade e as frações de momentos. Estávamos sendo convidados a nos reconhecer enquanto sujeitos em uma sociedade e nosso papel de cidadãos na luta por uma cidade acolhedora, saudável e democrática.

Encerramos nossa manhã de sábado com uma roda de conversa resgatando o percurso do Coletivo Atingidos pelo Prates, avaliando as duas oficinas realizadas no dia 20 de agosto e 03 de setembro. Quer saber mais sobre a oficina do dia 20 de agosto? Veja este link https://nesp.pucminas.br/index.php/2022/08/26/a-construcao-coletiva-da-cidade-a-destinacao-aeroporto-carlos-prates/

Juntos, estamos recolhendo nossas histórias e nossas memórias dos bairros que estão no entorno imediato do aeroporto Carlos Prates. Aqueles que são cotidianamente atingidos pelos ruídos das aeronaves e pelos incidentes e acidentes, hoje organizados no Coletivo Atingidos pelo Prates, especialmente os moradores do Caiçara, Jardim Montanhês e Monsenhor Messias, convidam os interessados na questão para pensarem na futura destinação desta área após a desativação do aeroporto.

O que queremos para o Prates? é uma exposição interativa que está te esperando na Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz!! Venha!!! Você pode contar a suas histórias, na linha do tempo, reconhecer seu território e elaborar seus mapas, com seus lugares de afeto, ou representar seus desejos.

Endereço: na Rua Iraci Carneiro, 251 – Caiçara.

Horário: durante a semana entre 8h e 12h e 13 e 17h; sábado entre 8h e 12h e nas celebrações aos sábados às 19h30 e domingos às 10h e 18h.