Casa Comum, do Nesp, participa do Festival Cultivando sonhos para o Prates: Agenda 2030

Por: Nesp – Em 17/10/2022

Somos parte do Circuito Urbano 2022, uma iniciativa do Programa ONU-Habitat!! O Programa ONU-Habitat, desde 2018, realiza no mês de outubro o Circuito Urbano: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos cujo propósito seja disseminar os objetivos de desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030.

Venha participar do Festival Cultivando sonhos para o Prates: Agenda 2030, no dia 22 de outubro, entre 9h e 12h, na Escola Estadual Professor Morais, R. Cornélio Cerqueira, 475, Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.

O Festival Cultivando sonhos para o Prates: Agenda 2030 é uma iniciativa da Casa Comum, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos, do Grupo de ensino, extensão e pesquisa Produção do Espaço Urbano nos brasis, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do Coletivo Atingidos pelo Prates e da Trama Coletiva. Contamos com o apoio da Escola Estadual Professor Morais e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, de Minas Gerais.

A motivação para este evento é a desativação do Aeroporto Carlos Prates prevista para o dia 1º de janeiro de 2023. O objetivo deste evento é o de mobilizar e reunir a comunidade dos bairros do entorno do Aeroporto Carlos Prates para refletir sobre a importância dessa área a fim de que tenhamos uma cidade inclusiva, segura, resiliente e sustentável.

A construção do direito à cidade exige a corresponsabilização das comunidades locais nos processos de decisão e implementação de políticas públicas e de projetos urbanos.

Acreditamos que a participação no Circuito Urbano 2022 será um enorme impulso para que possamos ativar uma maior participação e adesão da comunidade, não deixando ninguém para trás e incluindo um lugar muito potente como exercício local das ações da Agenda 2030.

Programação:

9h – 10h: Oficina Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

10h – 11h: Painel A destinação do Prates e a Agenda 2030

11 – 11h30: Roda de conversa

11h30 – 12h: Cortejo até o Parque Ecológico de Lazer Maria do Socorro Moreira, que está localizado na área do Aeroporto Carlos Prates, para realizar um plantio, representando o cultivo e a preparação dos sonhos coletivos para o espaço.

Painel – A destinação do Prates e a Agenda 2030

O(a)s painelistas irão apresentar e debater seu posicionamento frente à luta pela apropriação da área do Aeroporto Carlos Prates. Temos representantes de movimentos e organizações sociais, dos moradores do bairro, da comunidade acadêmica e do poder público, a fim de tecer uma teia de cooperação.

▪              Luzia Barcelos – Coletivo Atingidos pelo Prates

▪              Rosemeire Reis R. da Costa – Associação dos Moradores Núcleo Integrado Cascatinha

▪              Lívia Monteiro – Subsecretária de Regulação Urbana, Secretaria Municipal de Política Urbana – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

▪              Margareth Ferraz e Magali Ferraz Trindade – Lideranças Salve a Mata do Planalto