Um ano da Casa Comum: Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas

Um espaço formativo onde há o desejo de entender os desafios políticos, econômicos, sociais e religiosos do nosso tempo. É assim que a Casa Comum: Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas celebra seu primeiro ano de existência. A escola é fruto da iniciativa do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) do Anima da PUC Minas, em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Casa Comum se inspira na trajetória de formação política desenvolvida há muitas décadas pelas Escolas de Fé e Política em todo Brasil e, especialmente, na urgência de pensar, sentir e agir o pontificado do Papa Francisco. O papa trouxe à tona a importância de cristãos e cristãs se envolverem cada vez mais na prática política, mediada pela fraternidade e defesa dos empobrecidos, na mudança econômica, num novo pacto educativo e na vivência da ecologia integral.

Para isso a Casa Comum dedicou-se neste primeiro ano em desenvolver um Curso de Planejamento de Campanha Eleitoral reunindo centenas de leigos e leigas que atuaram nas eleições de 2022 e nos próximos pleitos. Nossa motivação é a demanda crescente de formação de cristãos para e no exercício de suas funções públicas.

Para refletir os processos econômicos que devem ser inseridos na vivência comunitária e incentivar o uso de ferramentas pedagógicas para atuação em comunidade, realizou-se os minicursos sobre a Economia de Francisco e Clara e sobre Metodologias Participativas e Tecnologias Sociais.

Por falar em territorialidade se inseriu nas discussões no município de Belo Horizonte sobre a desativação do aeroporto Carlos Prates refletindo e propondo novas experiências de direito à cidade a partir da luta pela destinação dessa área. Assim, a Casa Comum tem sido uma rede de saberes e aprendizagens na formação de lideranças, semeando mudanças e ações políticas que visem à cocriação da Casa Comum.

Realizou a jornada Teologias Latino Americanas: Humanismo Político e Econômico nas Transformações da Sociedade, que reuniu semanalmente mais de 300 pessoas participando de encontros com renomados(as) teólogos(as), cientistas da religião, sociólogos(as), economistas e ecologistas. Esta jornada de 14 encontros possibilitou reconhecer os horizontes utópicos e práticos da vivência cristã nos dias de hoje.

E, para celebrar o seu aniversário, a Casa Comum realizará a conferência de encerramento de sua jornada com a presença de Leonardo Boff, abordando o tema ‘O itinerário da mística teológica a partir da militância de cristãos’.

A aula ocorrerá no dia 10 de novembro, às 19h, horário de Brasília, ao vivo pelo youtube do Nesp/PUC Minas: https://youtu.be/zAiGTw5V4YM