Com resultado apertado no segundo turno, cidades que integram a região da Arquidiocese de Belo Horizonte deram mais votos ao bolsonarismo

Por: Assessoria de Monitoramento dos Poderes Públicos – 04/11/2022 com colaboração Cegipar PUC Minas

No segundo turno das eleições, ocorrido no domingo (30/10), o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) teve mais votos do que o presidente-eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), nas 28 cidades da Região Metropolitana da capital onde a Arquidiocese de Belo Horizonte se faz presente. Foi uma vitória muito apertada, como demonstra análise feita pela Assessoria de Monitoramento dos Poderes Públicos do Nesp, a partir dos dados do TSE.

Ao todo, houve 3,016 milhões de votos válidos registrados nas 28 cidades aqui consideradas. Excluem-se desse número os votos brancos e nulos. O candidato Jair Bolsonaro (PL) teve 1,6 milhão de votos. Luís Inácio Lula da Silva (PT) obteve 1,4 milhão. A diferença foi de 193,4 mil votos a mais para o candidato da extrema-direita. Isso corresponde, aproximadamente, a 0,64% do total de votos válidos.

Não há um critério capaz de explicar, de maneira absoluta, o comportamento do eleitorado. Pode-se dizer, por exemplo, que o candidato Lula teve melhor êxito em cidades menores, nas quais encontram-se índices mais altos de pobreza. É o caso de Belo Vale, Nova União e Raposos, municípios onde o presidente-eleito obteve percentuais que variaram de 58,3% a 62,4% dos votos válidos.

Entretanto, Nova Lima é uma exceção a essa constatação. Embora seja um município mais rico e populoso, Lula recebeu 51,1% dos votos válidos nesse município. Em tendência inversa, Bolsonaro obteve maioria dos votos em cidades pequenas e com altos índices de pobreza, como Mário Campos (52,4%) e Taquaraçu de Minas (52%).

Ainda assim, repete-se aqui na região o mesmo padrão verificado nacionalmente: entre os 28 municípios analisados, o presidente Bolsonaro (PL) foi vitorioso em locais populosos e com mais alta renda. As cidades em que Bolsonaro teve mais votos foram Lagoa Santa (61,5%), Contagem (55,4%) e Confins (55,3%).

Belo Horizonte, Betim e Contagem são as maiores cidades da região, tanto em termos de população como em razão de seu Produto Interno Bruto (PIB). Nelas Bolsonaro obteve mais votos nominais. Apenas nessas três cidades se concentraram cerca de 70% dos votos válidos das 28 cidades.

Redação: Marcelo Gomes