Jornada Soberania Alimentar: Comida e Democracia em todas as mesas

Promoção do Nesp, através da Escola de Formação Política Casa Comum, em parceria com instâncias da PUC Minas e Arquidiocese de BH, evento discutirá o tema da soberania alimentar, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2023, promovida pela CNBB.

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (órgão do Anima/PUC Minas) promoverá a jornada Soberania Alimentar: comida e democracia em todas as mesas.  Inspirada no tema da Campanha da Fraternidade deste ano (Fraternidade e Fome), a série de seminários será realizadaentre os dias 24 de abril e 29 de maio, em cinco unidades da PUC Minas (Coração Eucarístico, São Gabriel, Betim, Barreiro e Poços de Caldas). As conferências, seguidas de debates, ocorrerão às segundas-feiras, entre 19h e 20h40, com transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (youtube.com/nespvideos) e da Pastoral Universitária. A abertura da jornada no dia 24 de abril, às 19 horas, no Teatro São João Paulo II, do campus Coração Eucarístico, contará com a presença do Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva.

Entre os objetivos da jornada estão a análise, relatos de experiências e discussões sobre os desafios acerca do contexto da promoção da soberania alimentar e do enfrentamento à fome no Brasil e na América Latina.  Experiências exitosas de políticas públicas e iniciativas populares para a garantia do direito humano à alimentação adequada e de qualidade serão apresentadas por convidados de todo o país, entre os quais Ana Paula Bortoletto, José Graziano da Silva, Valéria Burity, Irene Maria Cardoso, Simone de Camargo, Tainá Marajoara, Alexandre Ramos, Elido Bonomo, Maria Aparecida Miranda, Patrus Ananias, Ana Paula Ribeiro, Aparecido Alves de Souza, Carlos Eduardo Leite, Paula Ribeiro Guimarães, Jean Paul Hansen e Silvia Maria Voci.

As atividades serão gratuitas, abertas a todos os interessados, e para os alunos da PUC Minas serão emitidos certificados de ACG.

A programação prevê, além dos debates, oficinas, rodas de conversas, feiras de doações de hortaliças para comunidade universitária, lançamento de e-book e uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão distribuídos em projetos e comunidades em diálogo com Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio das atividades do Vicariato Episcopal para ação Social, Política e Ambiental.  As arrecadações serão recebidas pelas equipes da Pastoral Universitária, nos Centro de Espiritualidade das Unidades.

A série de encontros é organizada pela Casa Comum: escola de formação política do NESP, vinculado ao Anima/PUC Minas, em parceria com o Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Pastoral Universitária da PUC Minas, o Grupo de Reflexão e Trabalho para Economia de Francisco e Clara, a Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (ADERI), o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICSB) e o Projeto de Extensão Universidade Sustentável.

PROGRAMAÇÃO:

Fortalecendo a soberania alimentar para todos: segurança alimentar no Brasil e na América Latina

24 de abril de 2023 – 19h

Local: Unidade Coração Eucarístico, Teatro São João Paulo II (Prédio 30)

Convidados:

– Reitor: professor Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva

– Ana Paula Bortoletto – Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP) e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da USP. Membro da Comunidade de Práticas em Nutrição e Saúde da América Latina e Caribe (Colansa), da Rede INFORMAS e do Comitê de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

– José Graziano da Silva – Diretor Geral do Instituto Fome Zero. Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (2003 a 2006). Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) (2012 a 2019).

– Valéria Burity – Advogada e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento Social.  Secretária geral da Rede de Informação e Ação pelo Direito a se alimentar – (Fian Brasil).

Mediação: Professor Robson Sávio (NESP/PUC Minas)

__________________________________

Semeando um futuro sustentável: transição ecológica e soberania alimentar

08 de maio de 2023

Local: Unidade Barreiro – Auditório do Prédio 5

Convidados:

Tainá Marajoara – Integrante do povo originário Aruã Marajoara, do Pará. Idealizadora do Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO) da Universidade de São Paulo.   

Simone de Camargo – Produtora Agroecológica na Fazenda Coringa na Cidade de Trairi, estado do Ceará. Autora dos livros “Fome: como enfrentar a maior das violências” e “A Terra é plena: como alimentar o mundo e cuidar do planeta”.          

– Irene Maria Cardoso – Professora titular da Universidade Federal de Viçosa. Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia (gestão 2014-2017). Referência do ativismo brasileiro pela agroecologia.

Mediação: Eduardo Brasileiro – Grupo de Reflexão e Trabalho para Economia de Francisco e Clara

_____________________________

Construindo sistemas alimentares resilientes:  experiências de políticas públicas e participação popular de Segurança Alimentar e Nutricional

15 de maio de 2023 – 19h 

Unidade Contagem, Teatro Padre de Man

Convidados:

Patrus Ananias – Deputado Federal, Ministro do Desenvolvimento Social e Combate (2003/2010) a Fome. Prefeito de Belo Horizonte (1993-1996)

Maria Aparecida Miranda – Subsecretária de Segurança Alimentar de Contagem- MG

Alexandre Ramos – Representante da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana da Prefeitura do Recife – PE

Elido Bonomo – Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) e presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN).

Mediação: Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte.

____________________________

Comida e democracia em todas as mesas: Experiências populares na garantia do direito humano à alimentação

22 de maio de 2023 – 19h

Unidade Poços de Caldas, Auditório Prédio 1

Convidados:

Carlos Eduardo Leite – Integrante da Articulação Nacional de Agroecologia e do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais na Bahia em Convivência com Semiárido.

Ana Paula Ribeiro – Coordenação do Projeto Nacional de Cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST)

Paula Ribeiro Guimarães – Coordenação da cooperativa de produção solidária do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. (MST)

Aparecido Alves de Souza – Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) 

Mediação: Rosinei Dei Agnoli – Pastoral Universitária PUC Minas unidade Poços de Caldas

___________________________

Rumo a um sistema alimentar justo: Desafios das políticas de segurança alimentar no Brasil

29 de maio de 2023 – 19h

Unidade Betim, Auditório

Convidados:

– Silvia Maria Voci – Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora da REDE PENSSAN.  Foi consultora internacional do Programa Mundial de Alimentos/ ONU na Colômbia, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no tema de Direito Humano à Alimentação Adequada.

Jean Paul Hansen (CNBB CF 2023) – Padre, assessor do Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Wilma Dantas – Professora da PUC Minas, coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na Unidade Betim.

Mediação: Professora Rachel de Castro Almeida (NESP/ PUC-MINAS)       

Programação das atividades complementares 

24 de abril de 2023 – Unidade Coração Eucarístico

11h às 13h30 – Feira de doação de hortaliças orgânicas para a comunidade universitária

Local: Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (CISAL) – Prédio 60.

18h – Oficina – Produção de farinhas com coprodutos de frutas                                              

Local: Prédio 30 – Auditório  

Capacidade: 30 pessoas, mediante inscrição

 21h- LANÇAMENTO DO E-BOOK: RECEITAS COM UTILIZAÇÃO DE COPRODUTOS DE FRUTAS de autoria das Professoras Sabrina Alves Ramos e Michely Capobiango, das técnicas de Nutrição Krisna Túlia de Lima Santos e Bárbara Eduarda de Laia Queiroz e alunas do curso de Nutrição PUC Minas.

25 de abril de 2023 – Unidade Coração Eucarístico

9h às 15h30 – Oficina – Horta Urbanas: conexões e aproximações                                  

Local: Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental (CISAL) – Prédio 60 (ao lado da Mata da PUC Minas). 

RODA DE CONVERSA COM COMUNIDADE DO CEVAE COQUEIROS (CENTRO DE VIVÊNCIA AGROECOLÓGICA DO BAIRRO COQUEIROS). (A confirmar)

08 de maio de 2023 – Unidade Barreiro  

18h – Oficina – Produção de farinhas com coprodutos de frutas                                               

Local: Laboratório de Técnica Dietética – Prédio 3, sala 411

Capacidade: 30 pessoas, mediante inscrição

18h30 LANÇAMENTO DO E-BOOK: RECEITAS COM UTILIZAÇÃO DE COPRODUTOS DE FRUTAS de autoria das Professoras Sabrina Alves Ramos e Michely Capobiango das técnicas de Nutrição Krisna Túlia de Lima Santos e Bárbara Eduarda de Laia Queiroz e alunas do curso de Nutrição PUC Minas.

15 de maio – Unidade Contagem 

18h – Oficina – Produção de farinhas com coprodutos de frutas                                               

Local: Prédio 7, sala 110.

Capacidade: 30 pessoas, mediante inscrição.

Acompanhe os detalhes da programação no site do Nesp (www.nesp.pucminas.br) e no instagram da Escola Casa Comum @casacomumpucminas .

Outras informações pelos e-mailscasacomum@pucminas.br e/ou nesp@pucminas.br