Investimentos Públicos no Primeiro Governo Zema
Por: Assessoria de Monitoramento dos Poderes Públicos – 12/04/2023
A edição 56 do Contextus traz uma análise sobre o que são investimentos públicos. Esta não é uma discussão meramente técnica, mas se reveste de grande importância política, uma vez que governantes tendem a confundir investimento com despesas corriqueiras da máquina pública.
A confusão é, frequentemente, intencional, pois tal distorção no uso das palavras aumenta a aprovação popular da gestão. Governos podem aumentar gastos sem que isso se traduza, necessariamente, em mais investimento. É necessário, portanto, explicitar o sentido do termo investimento para que se compreenda melhor as suas potencialidades.
A intenção é ampliar o horizonte de compreensão de tal instrumento econômico, de modo que o leitor possa entender o ato de investir não apenas como obras, mas sim como uma “mola” propulsora de mais riqueza e renda.
Para ilustrar esta análise, verificaram-se os investimentos do governo de Minas, no primeiro mandato do governador Romeu Zema (Novo), nas áreas Ciência e Tecnologia, Saneamento e Segurança Pública. Boa Leitura.
Redação: Claudemir Francisco Alves (coord.) e Marcelo Gomes