JORNADA SOBERANIA ALIMENTAR DEBATE FOME NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

O primeiro dia da Jornada Soberania Alimentar também promoveu o lançamento do e-book “Receitas com utilização de coprodutos de frutas“.

O primeiro dia da Jornada Soberania Alimentar, promovida pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), aconteceu na segunda-feira, 24 de abril, no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico, e teve como tema Fortalecendo a soberania alimentar para todos: segurança alimentar no Brasil e na América Latina. A mesa de abertura contou com a Pró-reitora de Extensão, Profª Dra. Carolina Costa Resende, representando o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva; o coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), Prof. Dr. Robson Sávio; a coordenadora da Escola Casa Comum, Profª Dra. Rachel de Castro Almeida; e o vigário episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veaspam), Pe. Júlio César Gonçalves.

A Profª Carolina elucidou sobre a importância da jornada para renovar o compromisso da PUC Minas com os valores da ética, solidariedade e bem comum, a partir de ações que reforcem a voz pontifícia, católica e humanista da Universidade. Ela também pontuou sobre a promoção de conexões de saberes econômicos e populares a partir do evento. Sobre o tema da jornada, a pró-reitora refletiu que “é desconfortável falar sobre a fome, mas para acabar com ela não é uma questão de milagre, é sobre se importar com a dignidade humana”.

Foto: Guilherme Simões

A Jornada Soberania Alimentar fo inspirada na Campanha da Fraternidade de 2023

A Jornada Soberania Alimentar acontecerá em diferentes campi e unidades da PUC Minas (Coração Eucarístico, São Gabriel, Betim, Barreiro e Poços de Caldas) e, com isso, reitera o sentindo de jornada como “algo em movimento e que está se construindo”, afirmou o Prof. Robson Sávio. Ele ainda pontuou sobre como o evento pode ajudar na humanização e dialoga com os discursos de Papa Francisco sobre a atenção aos que mais precisam e acolhimento.

“Nosso objetivo é ampliar olhares sobre os diferentes contextos da soberania alimentar no Brasil e na América Latina, com convidados de diversas partes do Brasil”, afirmou a Profª Rachel. Segundo a coordenadora, a jornada firma sua importância ao fazer um diálogo transversal na Universidade e entre diversos grupos da sociedade.

A escolha do tema para a jornada foi baseada na Campanha da Fraternidade de 2023, Fraternidade e Fome, e “propõe a reflexão sobre como a fome no Brasil precisa de muito empenho para ser resolvida”, disse o Pe. Júlio.

A mesa redonda contou com a participação do Diretor Geral do Instituto Fome Zero, Prof. Dr. José Graziano da Silva, que foi Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, de 2003 a 2006, e Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), de 2012 a 2019. Ele apresentou dados sobre o panorama de insegurança alimentar no mundo, com foco na América Latina, que tem uma média de 40,6% da população passando fome. Segundo o Prof. José Graziano, os principais causadores da fome são: questões econômicas, conflitos e concentração de renda. Especificamente no Brasil, o Diretor do Instituto Fome Zero afirmou que a fome também é causada pelo baixo salário mínimo e baixo crescimento econômico.

Outra participante do evento foi a Profa. Dra. Ana Paula Bortoletto, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) e membra da Comunidade de Práticas em Nutrição e Saúde da América Latina e Caribe (Colansa). Ela comparou o cenário atual do Brasil com o de antes da saída do mapa da fome, em 2014, cuja principal diferença é o aumento da obesidade, que está diretamente relacionado ao aumento dos preços dos alimentos naturais e a redução dos ultraprocessados. A pesquisadora dissertou sobre algumas ações que tiraram o país do mapa da fome, como as melhorias do saneamento básico, educação alimentar e nutricional, aumento do salário mínimo e maior cobertura da saúde básica.

A conferência também contou com uma palestra da Secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento Social, Valéria Burity. Ela dissertou sobre ações atuais para tirar o Brasil novamente do mapa da fome como a mobilização para mapear e dar visibilidade às iniciativas de combate à fome, fortalecimento de políticas de segurança alimentar e parcerias com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar diferentes eixos da sociedade.

O primeiro dia da Jornada Soberania Alimentar também promoveu o lançamento do e-book Receitas com utilização de coprodutos de frutas, de autoria da Coordenadora do Curso de Nutrição, Profa. Dra. Sabrina Alves Ramos; da Profa. Dra. Michely Capiango; das técnicas de Nutrição Krisna Túlia de Lima Santos e Bárbara Eduarda de Laia Queiroz e alunas do curso de Nutrição PUC Minas.

O evento pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube do Nesp e da Pastoral Universitária.

Programação da Jornada

8 de maio – 19h às 20h40:
Semeando um futuro sustentável: transição ecológica e soberania alimentar
Local: Auditório do Prédio 5, Unidade Barreiro

15 de maio – 19h às 20h40:

Construindo sistemas alimentares resilientes: experiências de políticas públicas e participação popular de segurança alimentar e nutricional
Local: Teatro Padre de Man, Campus Contagem

22 de maio – 19h às 20h40:
Comida e democracia em todas as mesas: experiências populares na garantia do direito humano à alimentação
Local: Auditório da Biblioteca, Campus Poços de Caldas

29 de maio – 19h às 20h40:
Rumo a um sistema alimentar justo: desafios das políticas de segurança alimentar no Brasil