Aproxima-se a Jornada de Teologias Latino-americanas, saiba como participar

Curso com carga horário de 30 horas terá aulas síncronas e atividades assíncronas

A Casa Comum: Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP), do ANIMA PUC Minas, realiza a partir de 18 de maio, a 2ª temporada de Jornada de Teologias Latino-Americanas com o tema Teologia do Papa Francisco em nossas vivências cotidianas. O curso é destinado às lideranças cristãs, alunos da PUC Minas e comunidade acadêmica em geral, além de pastoralistas, ativistas e lideranças eclesiais.

Esta etapa, em formato de curso online, será realizada às quintas-feiras, entre 18 de maio a 11 e junho, das 19h às 20h40 (horário de Brasília), conduzida pelo educador e sociólogo Eduardo Brasileiro. Durante os encontros, serão explorados temas como a pedagogia do Papa Francisco, a cultura do encontro, os desafios e as perspectivas da mobilização social e eclesial na atualidade, a educação popular na condução de lideranças comunitárias. O valor do curso é R$ 60,00.

Para se inscrever no curso, clique aqui.

As jornadas propostas pela Casa Comum são um espaço de formação para desenvolver capacidades reflexivas sobre as transformações políticas, sociais e religiosas do nosso tempo. Com base no paradigma do novo humanismo, a Casa Comum busca mobilizar os participantes a interpretar e transformar suas realidades locais, enfrentando o grave contexto latino-americano de crescente populismo autoritário, manipulação político-religiosa, domínio das big techs, fragilização das democracias e alastramento da miséria e da economia que mata (Evangelli Gaudium, n. 53).

Objetivo da Jornada de Teologias Latino-americanas

O objetivo desta jornada é mergulhar nas realidades locais dos participantes para incentivá-los a compreender como trazer as dimensões centrais da teologia latino-americana à luz do pontificado do Papa Francisco. Estudantes, professores, agentes pastorais, lideranças comunitárias, ativistas e aqueles que participaram da primeira temporada são convidados a se juntar a esta jornada enriquecedora.

Vamos trazer para o espaço de encontros nossos dilemas e desafios e realizaremos juntos a formulação de diagnósticos para superação à luz das reflexões do pontificado de Francisco. Ao final, pretende-se construir uma publicação coletiva, fruto das reflexões coletiva dos participantes. A publicação será de biografias/relatos da práxis teológica dos participantes em seus territórios.

Cronograma das aulas e temas dos encontros

• 18/05, quinta-feira às 19h (horário de Brasília). Aula 1: A pedagogia do Papa Francisco: pensar, sentir e agir nas realidades comunitárias e locais
  • 25/05, quinta-feira às 19h (horário de Brasília). Aula: 2: A cultura do encontro como atualização da educação popular
  • 01/06, quinta-feira às 19h (horário de Brasília). Aula 3: Os desafios e as perspectivas da mobilização social e eclesial na atualidade
  • 15/06, quinta-feira às 19h (horário de Brasília). Aula 3: Educação popular na condução de lideranças comunitárias
  • 22/06 a 28/06 – Confecção de um texto sobre as realidades teológicas

Parte 1 de Tutoria: A confecção do texto

29/06 a 05/07 – Confecção de um texto sobre as realidades teológicas

Parte 2 de Tutoria: Desenvolvimento

06/07 a 11/07 – Confecção de um texto sobre as realidades teológicas

Parte 3 de Tutoria: Conclusão e encontro final

Entrega final do texto – 31/07.

A Jornada será conduzida pelo educador e sociólogo Eduardo Brasileiro, da Casa Comum, e coordenador do Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara.