Casa Comum participa de mobilização sociopolítica no “Carlos Prates”

Por Nesp/Casa Comum, em 23/05/2023 –

Foto: Laura D. Rena (Casa Comum/Nesp)

Buscando incentivar os moradores do entorno do terreno onde funcionava o aeroporto Carlos Prates a acompanharem o processo de destinação da área, cujos novos usos impactará a vida de milhares de belo-horizontinos, integrantes do Coletivo Atingidos pelo Prates, da Casa Comum, do Nesp, e do Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa Produção do Espaço Urbano nos brasis (Grupo PEU nos brasis) se reuniram, no dia 16/05/2023, no salão da igreja matriz da Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque para mais um “diálogo com a vizinhança”.

Entre os presentes estavam moradores dos bairros Jardim Montanhês, Monsenhor Messias, Caiçara e Jardim Alvorada. Em suas diversas manifestações, os participantes da reunião demonstraram forte interesse em ações comunitárias com vistas à elaboração de projetos de destinação da área do antigo aeroporto.

Inicialmente, as entidades que promovem os encontros com lideranças comunitárias e moradores da região têm acolhido sugestões e trabalhado com metodologias que focam nas memórias que os moradores têm do local: histórias vivenciadas nos bairros que revelam a vocação original da área onde foi instalado o aeroporto.

No encontro, foram apresentadas as últimas informações divulgadas pela Prefeitura de BH na mídia acerca das propostas para a utilização da área do aeroporto. Os moradores pretendem estreitar uma parceria com a Guarda Municipal de BH para atuação conjunta na segurança do local, especialmente as portarias próximas à rua Arthur Haas.

Maquete produzida pelo Grupo PEU nos brasis e Casa Comum/Nesp para ações de formação e mobilização sociopolítica. Foto: R. Sávio (Nesp/PUC Minas)

Outros encontros, oficinas e reuniões com metodologias de mobilização sociocomunitária têm sido realizados pela Casa Comum/Nesp e parceiros em escolas e instalações eclesiais da região.

Para mais informações acesse: casacomum@pucminas.br ou nesp@pucminas.br

Texto: Luzia Barcelos – Edição: Robson Sávio