2º Festival Cultivando Sonhos para o Prates: Dança Professor Morais

Por: Casa Comum/Nesp – Em 26/06/2023 –

O 2º Festival Cultivando Sonhos para o Prates: Dança Professor Morais é um dos resultados de uma parceria entre o Curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a Escola Estadual Professor Morais.

No primeiro semestre de 2023, além do Projeto Residência e de estagiários da PUC Minas, a Escola Professor Morais recebeu mais uma iniciativa da PUC Minas, conduzida pela Casa Comum, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e pelo Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa Produção do Espaço Urbano nos Brasis (PEU.brs), para a realização de oficinas de Urbanismo Colaborativo: o Prates que queremos. O resultado dessas oficinas foi a elaboração de projetos para a área do antigo Aeroporto Carlos Prates, visando a sua destinação.

O evento principal, o Festival de Dança, tem como propósito convidar toda a comunidade escolar da Escola Estadual Professor Morais, para participar dessa exitosa experiência pedagógica que já está na décima segunda edição. As apresentações começam às 7h da manhã e vão até às 12h e são exclusivas para a comunidade escolar.

Paralelamente, no anexo e no foyer do Teatro, acontecerá a Exposição Urbanismo Cidadão: o que queremos para o Prates, das 9h às 12h. Venha conhecer os projetos desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do turno da manhã, expressão de suas demandas e expectativas em relação à destinação da área do antigo Aeroporto Carlos Prates.

Além disso, para a Casa Comum e o Grupo PEU.brs em suas pesquisas deste semestre, com o apoio valioso do estudante de mestrado da Geografia, egresso da Professor Morais, Arthur Diniz, descobriram um Projeto de Parque para a área do Aeroporto, elaborado no âmbito do Plambel, em 1982, pelos Arquitetos Patrício Monteiro, com o apoio de Flávio de Castro, à época seu estagiário. Este precioso projeto também estará exposto no evento para a apreciação da comunidade.

No contexto mais amplo, o evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas. O ODS 11 diz respeito à promoção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, e destaca a importância da participação das comunidades locais nos processos de decisão e implementação de políticas públicas e projetos urbanos. A destinação da área do antigo Aeroporto Carlos Prates pode contribuir para alcançar esse objetivo, por meio da promoção da saúde, bem-estar e ações contra a mudança global do clima (ODS 3 e 13, respectivamente).

A localização do antigo aeroporto em uma área densamente povoada e com déficits de equipamentos públicos de uso coletivo na área da cultura, educação, lazer, esporte revela a urgente necessidade de envolver a comunidade e suscitar a participação popular na elaboração de um projeto urbano. A própria Escola Professor Morais releva a demanda por espaços para abrigar toda a potencialidade dos seus estudantes na cultura e no esporte.

O Plano Diretor do Município de Belo Horizonte estabelece que parte dessa área deve ser destinada a um parque (ODS 15), o que permite a criação de corredores ecológicos e a integração com outras áreas verdes, como a mata da PUC Minas. Além disso, os demais espaços podem ser utilizados para a instalação de equipamentos coletivos públicos ou privados com diversos usos, incluindo museus, centros culturais, unidades de saúde e habitações de interesse social.

A luta pelo direito à cidade e os esforços para reduzir a desigualdade em Belo Horizonte (ODS 10) também são pontos essenciais a serem considerados na destinação da área do antigo Aeroporto Carlos Prates. A cidade enfrenta desafios relacionados à desigualdade social, e é necessário trabalhar em prol de uma cidade mais justa, tanto do ponto de vista ambiental, econômico, político quanto social.

A realização do Festival Cultivando Sonhos para o Prates: Dança Professor Morais, juntamente com as atividades desenvolvidas pelos estudantes e as oficinas de Urbanismo Colaborativo, são exemplos de esforços contínuos de educação sociopolítica e mobilização popular para alcançar esse objetivo.

SERVIÇO:

Evento: Festival Cultivando Sonhos para o Prates: Dança Professor Morais