Nesp apoia a terceira edição do Festival Cultivando Sonhos para o Prates

O 3º Festival Cultivando sonhos para o Prates será realizado em formato de circuito, ocupando espaços públicos e institucionais, nos dias 27 e 28 de outubro, como atividades preparatórias e de mobilização comunitária, para a realização do painel no dia 28 de outubro de 2023.

O evento conta com o apoio institucional da ONU Habitat (Circuito Urbano 2023) e da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O evento é uma realização do Conselho de Arquitetura de Minas Gerais.

Breve histórico:

A destinação da área do antigo Aeroporto Carlos Prates é uma das pautas mais importantes atualmente para a cidade de Belo Horizonte. A participação da comunidade, de forma participativa e democrática, permite a construção de processos de planejamento e de projetos urbanos que promovam a sustentabilidade, a inclusão e a resiliência. Projetos que considerem a história, a memória, a infraestrutura existente, a vida cotidiana desse território e as demandas e expectativas da comunidade e dos atores locais.

O Circuito promove, com ações e reflexões, a discussão sobre a importância dessa área para se ter uma cidade inclusiva, segura, resiliente e sustentável.

O evento é organizado pelo grupo de ensino, extensão e pesquisa Produção do Espaço Urbano nos brasis (PEU nos brasis), com o apoio do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do Coletivo Atingidos pelo Prates e da Trama Coletiva.

Contamos, também, com o apoio da Escola Estadual Professor Morais, do Instituto de Arquitetos do Brasil de Minas Gerais e da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz.

Evento está em consonância com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A concretização de uma cidade inclusiva, segura, resiliente e sustentável (conforme o ODS 11), necessita da participação ativa das comunidades locais em todas as fases dos processos decisórios e na implementação de políticas públicas e projetos urbanos. Essa abordagem requer a colaboração coordenada entre diversos setores (conforme o ODS 17) e a aplicação de tecnologias tanto para mobilizar e envolver a sociedade na concepção desses projetos, quanto para efetuar sua execução.

Adicionalmente, é fundamental considerar a adoção de soluções baseadas na natureza para promover o alcance do ODS 3 (relacionado à saúde e bem-estar). É importante destacar que uma das principais demandas da comunidade local para o uso dessa área está associada à criação de parques, espaços verdes, hortas urbanas e instalações de saúde.

A destinação desse espaço deve atuar como catalisador para políticas e projetos destinados a combater os efeitos da mudança climática global (consoante o ODS 13), sobretudo considerando seu papel crucial em duas bacias hidrográficas significativas de Belo Horizonte: Pampulha e Ribeirão Arrudas. Esses pontos são de grande importância e devem orientar os esforços em prol do direito à cidade e da diminuição das disparidades que são tão evidentes na realidade urbana de Belo Horizonte (de acordo com o ODS 10).

A proposta recentemente apresentada pela prefeitura inclui a construção de habitações de interesse social para aproximadamente 4500 famílias. Paralelamente, essa iniciativa suscita debates acerca da capacidade de suporte e da infraestrutura existente para a mobilidade e acessibilidade na região.

Programação:

27 de Outubro (Sexta)

Local: Escola Estadual Professor Morais, R. Cornélio Cerqueira, 475, Padre Eustáquio

7h – 12h Oficina Prates da Gente

A Escola Estadual Professor Morais, vizinha da aérea do antigo aeroporto, já sediou, em 2022, o 1o Festival Cultivando para o Prates e ao longo deste ano, em parceria com os proponentes, realizou oficinas de Urbanismo Cidadão com foco na destinação da área do aeroporto.

Agora, a proposta é dar continuidade com a discussão, considerando o novo contexto de debate público, proporcionado pela divulgação de um estudo preliminar para a área realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Considerando os preceitos da Pedagogia Urbana, em que a formação transdisciplinar (arquitetura, história, geografia) e os diferentes níveis de ensino (educação básica e superior) promovem a formação cidadã pelo espaço e no espaço, a oficina pretende problematizar este estudo preliminar, realizado pela PBH.

A comunidade escolar irá trabalhar o reconhecimento da área do aeroporto, as relações de vizinhança, das estratégias e soluções projetais propostas pelo estudo preliminar da prefeitura. O objetivo é estimular a comunidade escolar, a partir desse reconhecimento, a realizar propostas de ajustes e alterações no estudo preliminar.

A intenção última é promover a elaboração de argumentos pelos vizinhos da área do antigo aeroporto, de modo a suscitar a participação engajada da comunidade nos debates sobre a destinação da área.

28 de Outubro (Sábado)

14 – 18h: Cultivando Sonhos para o Prates

Local: Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, Iraci Carneiro n° 251 – Bairro: Caiçara

Ambientação de acolhimento com:

• Exposição de Fotografias do 2º Festival Cultivando Sonhos para o Prates;
  • Exposição das cartografias produzidas pelos grupos de Pesquisa do Nesp e do PEU nos brasis;
  • Exposição da Maquete da área e do entorno próximo.

14h 15h30 – Roda de ConversaDiálogos com a comunidade, a partir das cartografias de ação social desenvolvidas pelos projetos de pesquisa e extensão do grupo PEU nos brasis e pelo Nesp ao longo de 2023.

15h30 – 16h Café Coletivo

16h 17h – Painel – A destinação do Prates: a necessidade de um Projeto Urbano Integrado

Nathalie de Souza Araújo – Integrante do Coletivo Atingidos pelo Prates

Edwiges Leal – Presidente do Conselho Arquitetura e Urbanismo/MG – Patrimônio material e imaterial dessa área