Belo Horizonte sediará o 12° Encontro Nacional de Fé e Política 

No próximo final de semana, dos dias 5 a 7 de abril, ocorrerá em Belo Horizonte o 12° Encontro Nacional de Fé e Política. 

O evento, que será realizado no Centerminas, contará com a participação de cerca de 1.500 lideranças de grupos eclesiais ligados à pastorais e movimentos sociais. Com caráter inter-religioso, o encontro terá representantes de diversas tradições religiosas.

O tema do encontro é: “Espiritualidade Libertadora: Encantar a Política com Arte, Cultura e Democracia”.

Durante o evento será lançada uma nova etapa do projeto de formação cidadã “Encantar a Política“, com o objetivo de mobilização dos cidadãos para as eleições municipais  deste ano.  O projeto tem como um dos órgãos articuladores a nível nacional o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas que, em parceria com a PUC Minas Virtual, oferecerá um curso de planejamento de campanha eleitoral, entre outras ações. 

O encontro nacional é uma continuidade das atividades realizadas pelo Movimento Nacional de Fé e Política que teve sua primeira edição realizada em 2000, na cidade de Santo André (SP).

O último encontro, antes da pandemia da COVID-19, foi realizado em Natal (RN), em 2019.

O Movimento Nacional Fé e Política foi criado em junho de 1989, no Rio de Janeiro, durante um encontro de um grupo de pessoas unidas pela fé cristã e engajadas em movimentos sociais, partidos políticos e mandatos populares, com o objetivo de alimentar a dimensão ética e espiritual que deve animar a atividade política. Ao longo dos anos, o movimento trouxe para as reflexões o ecumenismo, ampliando o diálogo interreligioso. O intuito é propiciar às pessoas que professam diferentes religiões e são engajadas na política um espaço de reflexão das atividades à luz da fé, dos valores do bem viver e dos desafios dessa realidade marcada ainda pela pobreza e exclusão.

O professor Robson Sávio, coordenador do Nesp, participou da equipe de organização do encontro e coordenará uma das dez mesas temáticas que abordarão diferentes dimensões da relação entre religião, sociedade e política. As mesas temáticas acontecerão no sábado, dia 06.

O evento tem apoio da Arquidiocese de BH e de dezenas de entidades sociais e religiosas.

Outras informações e inscrições no site: https://fepolitica.org.br/12o-encontro-nacional/